quinta-feira, dezembro 18, 2008

Informação

Há perto de duas semanas, deixei aqui dois posts (este e este) em que referia as fracas condições de neve na estância de esqui da serra da Estrela. Durante o último fim de semana caiu mais alguma neve e é justo dar agora a informação de que a estância se encontra praticamente a 100%.
(100% de pouca coisa, mas o que se há-de fazer? Não estamos nos Alpes nem nos Pirineus.)

Fonte: site da estância.

Nota posterior: obviamente, nada do que escrevi nos posts de há duas semanas perde validade com esta actualização da informação.

3 comentários:

Anónimo disse...

afinal sempre é possivel esquiar um pouquinho na estrela mesmo não estando nos pirines,com um pouco de intelegencia por parte das entidades competentes seria possivel fazer algo de util no topo da serra,aquela "coisa" a que chamam de estancia de esqui da vodafone é uma verdadeira anedota !!!

ljma disse...

Anónimo,
é possível esquiar de vez em quando na serra da Estrela. Mais raramente, até vale a pena. Nunca dissemos o contrário e por isso não percebo o "afinal".

Agora, com as condições normais na serra da Estrela, qualquer estância de esqui que lá se queira abrir, com ou sem inteligência por parte das entidades competentes, será sempre ou quase sempre uma anedota. Esta é a minha opinião, como praticante de esqui, que o sou.

É como tentar abrir uma estância balnear de tipo mediterrânico num fjord da Noruega: uma anedota, mesmo se, uma vez por outra, se consiga passar uma tarde a "veranear" numa praia norueguesa.

Saudações!

ljma disse...

Só mais uma coisa.
Falando agora não como praticante de esqui mas sim como ambientalista e amante de espaços naturais preservados, o pior com a estância vodafone (ou outra qualquer que, com mais ou menos inteligência por parte das entidades competentes, a substitusse) não é o ser uma anedota, é o ser uma anedota com terríveis custos ambientais e paisagísticos. Por causa desta anedota, tem que haver uma estrada pela torre (e anda-se a falar num teleférico), tem que haver parques de estacionamento, tem que haver tratamento de esgotos, electricidade, cafés, visitantes com o seu lixo...

Vale a pena? Francamente, eu acho que não. Mas nem peço que encerrem aquela anedota. Peço é que não permitam mais ampliações ou, ao menos, que se sujeitem os projectos nesse sentido a processos oficiais de estudo de impacto ambiental (como a lei, aliás, determina, diga-se de passagem).

Algarvear a Serra da Estrela? Não, obrigado!