sábado, dezembro 13, 2008

Critica ou Maledicência?

Por vezes somos acusados aqui no CZ de apenas dizer mal da "nossa" Serra, de apenas dizer mal do PNSE, da Turistrela e demais entidades. Ora se por um lado isto não é de todo verdade relativamente ao "apenas" (basta ver inumeros posts de cariz contrário) também não é de todo verdade relativamente à maledicência uma vez que o nosso "dizer mal" passa na verdade por um criticismo (por vezes acutilante admito e até inflamado, fruto da natureza emocional que caracteriza a maior parte dos humanos) devidamente fundamentado, sustentado e principalmente de cariz ideológico e não pessoalizado ou de interesse próprio.
Não podemos, no entanto, fugir ao que é a realidade deste blog e temos de admitir que a maioria dos posts são motivados por eventos ou questões que consideramos estarem erradas na realidade da Serra da Estrela. E é natural que isto aconteça, essencialmente por dois motivos:
1-é lógico reagirmos ou manifestarmo-nos sobre questões que nos incomodam, muito mais do que aquelas que não nos incomodam. Ninguém vai gastar tempo numa causa se achar que está tudo bem e que não há nada a melhorar ou que não pode contribuir para isso. A própria sensação provocada pelo mau estar relativo a qualquer assunto impulsiona-nos a trabalhar para algo melhor, ou seja, a mudar o status quo. Se não fosse assim, a especie humana não teria sobrevivido até hoje; se não fosse assim porque retirariamos a mão do fogo quando nos estamos a queimar ou porque abririamos o guarda-chuva quando começa a chover? Sendo assim, é mais que legitimos, lógico e quase necessário (na minha opinião deveria ser obrigatório) reagirmos, principalmente perante aquilo que consideramos estar mal, perante aquilo que nos incomoda. Justifica-se por isso o âmbito, os objectivos e até mesmo o titulo deste blog (Atenção: O José é que foi o criador deste espaço e não pretendo falar por ele, estou apenas a fazer uma análise em abstrato)
2 - Existe, ainda, muito por fazer para que se consiga atingir (regressar?) ao estado de mutuo beneficio entre a sociedade humana e a natureza local na Serra da Estrela. E aqui é muito importante sublinhar este ponto: são as instituições como o PNSE, as Camaras, as Juntas, e até mesmo a Turistrela que tem a função de desenvolver todos os esforços no sentido de que esta realidade se concretize e evitar a deterioração da Serra. Esta não é a função do CZ nem dos seus autores porque claramente fariamos um trabalho insuficiente fruto da nossa não dedicação exclusiva a essa causa. Assim como não é sua função estar a realçar o facto destas entidades estarem a fazer aquilo que de facto devem fazer (embora hoje em dia isto já seja motivo de destaque).Por outro lado, é função do CZ (e até mesmo de todos) não se conformar com o estado das coisas, divulgar o que está mal e porque está mal, promover a reflexão, escutar o que terceiros têm para dizer, aprender, evoluir, melhorar e eventualmente com tudo isto combater a inércia instalada na sociedade principalmente face ao incumprimento das obrigações de determinadas instituições que supostamente nos representam a todos.

Sendo assim não vejo razão para não continuarmos a apontar o que consideramos estar mal na serra da Estrela em vez de fazer como a avestruz, enterrando a cabeça na areia (ou na neve) e fingir que tudo está bem. Da minha parte continuarei a faze-lo e penso que o José continuará a fazer o mesmo, pelo menos enquanto assim se justificar. Não há que ter medo de nos erguermos e dizer que o "Rei vai nu". Termino com uma frase que muito me agrada que está estampada no Blog Ondas 3 do Octávio:

"Só os peixes mortos seguem com a corrente"

E o leitor, segue com a corrente?

1 comentário:

ljma disse...

Tiago, só depois de "meter" o post da fotografia da alvorada reparei que tinhas "metido" este.

Concordo com tudo o que dizes. Só quero explicitar (a propósito do cuidado com que indicaste que não podes falar por mim) que, se é verdade que quem começou o blog fui eu, não me sinto dono dele. Ou seja, tens, como eu, toda a autoridade para falar do blog, para discutir o que ele deve ser e para lhe dares o pendor que considerares mais adequado. Não receio que "me estragues o blog", tenho a certeza que o melhoras! Seja como for, tu (tal e qual como eu) falas aqui apenas a título individual. Das nossas duas individualidades se vai fazendo este espaço.

Por isso, está à vontade para dizeres o que entenderes. E obrigado por o fazeres!

Abraço
Ze

Algarvear a Serra da Estrela? Não, obrigado!