quinta-feira, outubro 23, 2008

O Outono da tramazeira

Sorbus aucuparia L. (Penhas da Saúde)

4 comentários:

Pedro Nuno Teixeira Santos disse...

José,

Belas fotos, estas últimas...Não apenas as das árvores, mas também a da perdiz!
Os "teus" larícios também devem estar bem bonitos...

P.s. - Não resisto a uma pergunta: já te começaste a habituar à ideia de "abandonares" os teus carvalhos?!

ljma disse...

Olá, Pedro. Obrigado.

O Outono dos larícios ainda não começou, parece-me. Quando der por ele, também o hei-de tentar mostrar aqui.

Pois, os meus carvalhos... A questão não é "abadoná-los", a questão é *onde*. Tenho que escolher um local pouco frequentado por rebanhos, gostava que ficassem a 1400-1500 m de altitude, não pode ser muito longe da estrada (porque não conseguiremos carregar as pesadas e pouco práticas paletes à mão mais do que algumas centenas de metros)... Enfim, não está muito fácil. Sugestões?

Pedro Nuno Teixeira Santos disse...

Desculpa a demora na resposta...

Sugestões?! Bom, não faltam boas opções na Serra. Tens razão em querer evitar zonas de pastoreio frequente, pois aí terão menos probabilidades de sucesso, por acção directa dos animais ou por acção humana.

A zona entre as Portas dos Hermínios e a Pedra do Urso, embora fique a cerca de 1350 m de altitude, parece-me uma das muitas soluções nas proximidades da Covilhã (e não muito longe da estrada); o facto de existir aí uma pequena mata de larícios e de outras espécies, parece-me reveladora de não ser uma zona prioritária para a pastorícia (e, alargando este conceito, todas as outras que apresentam bosques adultos ou árvores em regeneração).

E, lembrei-me agora, por que não logo à saída da Covilhã, após o cruzamento à direita para a Biquinha e do painel informativo das estradas?! A encosta do lado direito da estrada, no sentido ascendente, apresenta-se com pouca arborização e começa a ser invadida por mimosas a partir das bermas da estrada.

Aconselho-te a esperares por um período de alguns dias seguidos de chuva; os solos ainda parecem estar algo secos.

Boas plantações e um abraço.

ljma disse...

Obrigado, Pedro!
Abraço

Algarvear a Serra da Estrela? Não, obrigado!