domingo, abril 13, 2008

De Carro Não ... (2)

De carro não conseguiríamos desfrutar da "companhia" desta pequena rela, uma Hyla arborea segundo comparação com fotografias do Guia Geobotânico da Serra da Estrela (Jan Jansen). Embora não seja uma espécie considerada ameaçada de extinção a sua população encontra-se em declino e está inscrita na Lista Vermelha de Espécies Ameaçadas.

Uma curiosidade que descobri na Wikipedia é que esta espécie era utilizada pelos antigos como barómetro já que começava a coaxar quando se aproximava chuva.

Está a ver as curiosidades que pode estar a perder! Deixe o carro e "perca-se" na natureza da Serra da Estrela.

5 comentários:

ljma disse...

O meu carro não é um todo-o-terreno... Mas eu sou!

;)

Rui Peixeiro disse...

É uma rã muito bonita!!!

Isto é aquelas que se encontram na serra com uns 2 ou 3 cms, não é?
Pelo menos já assim vi umas parecidas para os lados das salguadeiras.

Cova Juliana disse...

Óh pra ela toda giraça a posar prá foto hihihi!

Já agora ljma, por que zona encontrou este espécime?

Cumprimentos

ljma disse...

Olá, Cova Juliana

O post e a foto são do Tpais. Mas eu também lá estava, por isso posso contar: vimos esta rela no trilho que vai do Covão d'Ametade para o Vale da Candieira.

Infelizmente, a minha camara estava sem bateria. Zero. Nicles. Baterias gastas e lentes com dedadas: é o que obtemos quando encorajamos as tendências artísticas dos filhotes. Outra maneira de ver a coisa: tenho que comprar uma camara só para mim.

Abraço!

ljma disse...

Rui Peixeiro, é isso. Esta, do rabo ao nariz (perdoem-me a ignorância dos termos técnicos que esta utilização das palavras comuns demonstra), media uns 5 cm.
Abraço!

Algarvear a Serra da Estrela? Não, obrigado!