sexta-feira, setembro 07, 2007

Off Topic

O Cântaro Zangado foi distinguido com o certificado Viriato, que os promotores atribuem "a blogs que defendam de forma inequívoca a Serra da Estrela ou as beiras", na categoria "Pela defesa intransigente dos direitos da natureza".

Pessoalmente, fico sempre feliz por receber estas nomeações. Só me aflige depois continuar a corrente. Principalmente porque ao nomear alguns blogs deixo outros, não menos merecedores, por nomear (e depois, porque acho que as minhas preferências pessoais sobre assuntos [blogs, por exemplo] que não estão directamente relacionados com a Serra da Estrela não são assunto para o Cântaro Zangado). Quanto a esta distinção particular, tenho que confessar que não sei se é merecida. Ainda não sei se sou ou não um ambientalista. O Cântaro Zangado não existe (enfim, não perguntei ao Tiago, ele que me corrija se o entender) para defender os direitos da natureza; existe para difundir as nossas opiniões sobre a Serra e para defender o que cremos serem os nossos direitos (e os de muitos que conhecemos que pensam como nós) enquanto apreciadores da natureza. Diga-se, a propósito, alguns desses direitos estão expressos na Constituição da República.

Seja como for, obrigado pela nomeação!

Já que estamos "off-topic", o João Soares do Bioterra desafiou-me a enumerar as medidas que tomei para reduzir a minha "pegada ecológica", relativamente às emissões de CO2.
As maiores contribuições para a redução das minhas emissões foram ter trocado o todo o terreno por um pequeno utilitário urbano e ter instalado em casa paineis solares térmicos. Comecei também, no ano passado, a sistematicamente semear árvores para depois plantar na Serra. Não me parece que possa cada ano plantar mais que dez a quinze árvores, mas é o que se pode arranjar. Por outro lado, vivo fora da cidade e desloco-me para o emprego de carro, todos os dias.
Para calcular as emissões de CO2 do seu agregado familiar, pode usar uma das várias calculadoras de CO2 disponíveis na internet. Vá ao google com "CO2 calculator".

Sem comentários:

Algarvear a Serra da Estrela? Não, obrigado!