Para mais informação sobre as "experiências", veja o site da Turistrela.
- o novo pacote turístico "pretende promover a Serra da Estrela através das experiências, ou seja, aquilo que as pessoas podem fazer"
- "Não há nenhum destino no mundo que seja escolhido só por causa dos hotéis. As actividades são essenciais para a escolha"
Mesmo correndo o risco de ser vaiado por muitos dos que têm concordado com as posições do Cântaro Zangado, quero dizer que concordo com esta nova (ou pelo menos só agora começa a revelar-se) atitude do responsável máximo da Turistrela. Coisas como estas, ando a dizê-las desde que criei o Cântaro, logo, não posso senão manifestar agora o meu apoio, e faço-o com todo o gosto. Espero que à Turistrela corram bem estas iniciativas.
Nem tudo na citada entrevista merece elogios da parte do Cântaro, helas. Veja-se este excerto, sobre os mamarrachos da Torre:
"Procurámos também rentabilizar estes edifícios, que são geridos por nós" para os quais há anos que existem projectos de requalificação, mas que aguardam financiamento."A minha posição sobre o aproveitamente destes edifícios expliquei-a aqui.
2 comentários:
Caro LJMA.,
Também estou de acordo com o que diz relativamente à entrevista da Kaminhos sobre os Programas da Turistrêla. Alías a Turistrela cada vez está a desenvolver melhor a sua estratégia de desenvolvimento de turismo de Montanha. Só não acredito quando Artur Costa Pais, muito ingenuamente diz que em 2008 vai crescer nos mercados Inglês e Alemão. Sabemos que são mercados potenciais de Tuismo de Natureza, mas será que a Turistrêla tem capacidade para promover nesses mercados a Serra da Estrela?
Essa promoção não deveria ser desencadeada pela RTSE e pelo Instituto de Turismo Português?
Como é que a RTSE vai promover agora lá fora a Srra da Estrêla se até saiu da Agência de Promoç
ão criada pelo Governo?
Como é que a RTSE pensa promover a região Internacionalmente? Aí é que está a questão. A serra tem apete~encias para Turismo de Montanha/Natureza e sabemos que internacionalmente há mercados a captar. A Turistr~ela está afazer o seu esforço, e bem, agora falta ser feito pelos o9rganismos de promoção: RTSE e Turismo de Portugal.
A estratégia da RTSE tem-se revelado apenas para o mercado Nacional e está a cometer um erro gigantesco na estratégia de promoção externa...é inexistente...
Pena que o Presidente não tenha visão e esteja a ser mal aconselhado...pensa apenas na promoção inbterna para sua visisbilidade?
Já alguém lhe perguntou o que fez ou vai fazer para promover a Região no mercado Internacional?
Antonio Correia
Caro António Correia, antes de mais, obrigado pelo seu comentário.
Olhe, não sei como é que a RTSE vai divulgar ou não estas iniciativas da Turistrela, mas eles lá haverão de arranjar maneira. Até agora têm estado bastante bem coordenados uns com os outros...
Quanto a grandes festejos sobre estas "experiências", vamos lá ver... Eu acho que é bom, que é um passo na direcção correcta, mas, de facto, não passa disso. O que eles estão a fazer é, em rigor, a dinamizar programas para os seus hóspedes: todas as "experiências" incluem dormida. Tudo bem, não estou a dizer que devam fazer mais do que isso (e vai daí, tendo em conta que são concessionários exclusivos...), mas é apenas o que estão a fazer. Não desenvolvem o turismo em geral (e nem sequer são os maiores hospedeiros da região, o grupo IMB tem maior capacidade de alojamento), apenas tornam mais atractivos os seus hotéis quando não há neve. Só isso.
Duvido destas novas "experiências", como duvidei de outras, há algum tempo, igualmente anunciadas pela Turistrela.
Mas como desta vez, e ao contrário do que é costume, não vêm anunciar grandes construções e artificializações da Serra, eu já fico contente!
Mais uma vez obrigado!
José Amoreira
Enviar um comentário