sexta-feira, julho 13, 2007

Bom fim de semana!

18 comentários:

Anónimo disse...

Patrão anunciou a encomenda de um plano de pormenor para a zona da Torre.
Mas, meus Srs., afinal o Sr. Patrão na qualidade de Pres. de uma Região de Turismo é que tem que encomendar essses planos de Pormenor? Então não será competência sim das C. M.(covilhã, Seia etc) ou mesmo do PARQUE ou do ICN. Mas a afinal as Reg. de Turismo existem para quê e com que finalidade?Não é para promoverem turisticamente as Reg. interna e externamente? Ou será que afinal o Ministro tem razão em querer acabar com algumas delas? Não será que o Sr. Patrão em vez de se preocupar com questões que não são da compet~encia da RTSE se preocupasse sim em promover melhor a Região?Claro que também sabemos a inooperância das Cm. e do Parque nesta matéria...(cont)

Anónimo disse...

Mas não seria mais prudente, mais competente no seu trabalho em vez de incentivar cada vez mais a construção de Hóteis e outras unidades de alojamento, q cada vez mais são em maior número, em consolidar o produto Serra da Estrea? Com a quantidade de hoteis já existentes e os que o Senhor anda a anunciar pergunto:
-A RTSE já fez algum estudo da previsão de crescimento Turistico para a região para os próximos 10 anos? Para quê incentivar mais hóteis se não se verifica o crescimento desejável? Estatá o Sr. a ser honesto com os investidores criando-lhes expectativas. Sabe quais são as taxas de ocupação da Região e quais as receitas médias da região?
Por acaso o Sr. e os seus colegas de bancada têm feito alguma coisa para fazer crescer alguns mercados internacionais que há anos atrás vinham >à Serra, do Norte da Europa dos Paises Baixos, GrãBretanha e Alemanha. Estamos a falar de mercados de Turismo Natureza que fugiram para os Açores , para a Madeira e outros locais do País. Ou o Sr. Patrão só se preocupa em colocar 1ª pedras, anunciar Museus e construção de edificios, quando este tipo de iniciativas são da competência das CÂMARAS…(cont)

Anónimo disse...

Não deveria preocupar-se mais com a promoção própriamente diat. Não é a andar nos jornais, nas Rádios e nas televisões a anunciar coisas que promove a região.Deveria sim fazer era criar um plano de acção de prioridades para a sustentação e desenvolvimento da Marca Serra da Estrêla-Fazer como o Algarve, Lisboa e Aveiro e certificar os seus quadros de atendimento nos postos, por exemplo, que como sabemos são miseráveis. Criar folhetos atractivos, elaborados e segmentados com qualidade de texto e imagem e disponibilizá-los nos postos de Turismo gratuitamente sem que o turista chegue como acontece a qualquer um dos postos e o funcionário lhe diga que não tem nada para lhe dar porque a região não faz. Preocupar-se em ter os postos de Turismo mais atractivos e com qualidade no atendimento ao turista. Preocupar-se em ter os Poustos todos os dias abertos. Preocupar-se em dotar os postos de Internet para consulta dos Tursitas sobre a Região…(CONT)

Anónimo disse...

Criar MP3 com visitas guiadas nas várias Línguas (que até poderão ser pagos pelos Turistas) tal como já existem noutras regiões.Fazer reuniões periódicas com os Hoteleiros e acompanhar e discutir os mercados, a procura, a rentabilidade -só assim poderá ou não incentivar a construção ou não de mais hóteis.Dar uma imagem mais moderna e dinâmica nas feiras em que participa. Estabelecer contactos com Revistas e Jornais do sector atarvés do ICEP para visita á região tal como acontece nas outras regiões que na sua maioria tem menos potencial Turistico. Ser mais rigoroso com as acções da inoperância do Parque em não limpar a serra. Estabelecer com o Parque produção de Mapas e Passeios Pedestres marcados para fornecimento nos postos aos turistas. Incentivar e criar como nas outras Regiões, cursos de formação técnica periódica de reciclagem dos profissionais de restauração para melhorar a qualidade dos serviços na Região. Protocolos com as Escolas de Hotelaria,Universidades, Institutos e com o Instituto que tutela a formação Turistica. Dotar os Postos, de Estagiários com Formação para melhor servir a região em vez de recrutar pessoas sem formação mas que apenas são do seu partido ou amigas. ..(CONT)

Anónimo disse...

Vasco Pulido Valente escreve hoje no Público que a arrogância e autoritarismo do governo começa a passar... comece também o Presidente da RTSE a ser mais modesto e menos vaidoso e a produzir mais na promoção e falar menos. António Martins

Anónimo disse...

Sr. Anónimo!
Está a ser injusto com o Presidente da RTSE. Tem- se esforçado de tal forma em promover a Região que até contratou uma amiga jornalista da Guarda para o ajudar a promover a imagem dele e da RTSE na C. Social Nacional e Internacional. Não sabia? Quer melhor estratégia do que essa? Por Pequenos milhares de € anuais que a RTSE, paga a essa jornalista/amiga com formação académica? e experiência? no sector Turistico, justifica a ausência de mais promoção e elaboração de material promocional, recrutamento de quadros técnicos com formação, participação em acções de promoção efectivas e não amadoras. O Senhor anónimo foi muito injusto! Já viu as vezes que O Patrão aparece na TV?

J. Freitas

Anónimo disse...

Srs. Anónimos.,
E dizem os srs., que o Pat´rão da RTSE não tem estratégia?
Então ainda hoje vai promover uma acção tão importante para o Turismo Nacional e Internacional... sim refiro-me à passagem de modelos inserida na rota da lã.Não percebem qa quantidade de turistas e jornalistas que estão na Região para assistir a este evento? Já viram que os hoteis e os restaurantes estão todos lotados de turistas para asssistir a este evento. Vocês só sabem dizer mal!

Anónimo disse...

Velhos do Restelo,
Só dizem mal...então anda o homem a criar até gabinetes de apoio à realização de congressos na Região e vocês só dizem mal? Então não sabem da quantidade de eventos e congressos que tem sido feitos na Covilha e na Guarda? Então e não sabem a qualidade e experiência da pessoa que está à frente desse gabinete? Não se esqueçam que ele vai conseguir muito para a Região, 1º o Primeiro Ministro que é amigo dele, depois o Irmão que é agora o dono e Patrão do Turismo em Portugal e depois a ajuda da namorada que contratou para a Região de Turismo.
Vocês andam todos cegos...
Bom fim de semana!

Anónimo disse...

OH AMIGOS DO BLOG,
entaõ não perecebem que o homem já está velho e acabado e não tem já mais nada para fazer do que já fez? Então o homem, coitado lutou tanto pelo Sanatório e ainda não conseguiu nada, lutou tanto pelas telecabines e não passa de projecto e bláblá.Deixem o homem em paz que ele vai reformar-se.Já tem quem o substitua.Não pensem que ele é como outros agarrado ao taxo, ele foi eleito, pelos amigos, mas eleito.Ora o homem farta-se de trabalhar anda com um ar tão cansado e dacadente do excesso de trabalho e vocês ainda dizem mal? Outro dia vi-o no supermercado, coitado , estava cheio de olheiras . Será que o seu amigo Primeiro Ministro já não o apoia? Será que já não tem a influência que todos pensavamos que ele tinha? Seria melhor ele reformar-se, agora que o governo está em maré dos dispononiveis.
Fernanda

Anónimo disse...

Pois é Fernanda,
Você tem razão. Vi-o um destes dias na Televisão e coitado está cada vez mais velho, gordo e careca. O homem de facto tem trabalhado tanto para a Rtse que nem tem tempo de se ver ao espelho.
Mas isso tb não tem importância, o problema é que o homem já se repete e não traz nada de novo e não tem criado a estrutura que outras regiões como a de Coimbra e de évora criaram.Só se rodeiam de amigos que não sabem o que é Turismo para ele poder (pensa ele) brilhar. Nãop seria melhor ir para a Câmra tratar de obras? Afinal o homem só fala de construção de hóteis de museus...
Agora amigo bloguista essa da namorada que contratou para a RTSE é que eu não sabia... Muito ético, muito honesto...sim senhora...é assim hoje contratam-se pessoas da familia, amigos em vez de jovens que fizeram formação Turistica e estão no Desemprego...será que não têm vergonha?
T.Josualdo

Anónimo disse...

O senhor bloguista velho do restelo já foi ao site da rtse? então vá: E veja tem Eventos -por concelhos-quantos vê ?
Tem Congressos...quantos vê? só de Medicina e promovidos pela UBI- mas alguém pensa o futuro do turismo na região vão ser os congressos?
O que mais me espantou foi ver...pois ainda ñunca tinha ido ao site, que só está em Português. Quer isto dizer que afinal a RTSE só pensa em turistas Nacionais.Pra o Patrão basta. Coitados dos Empresários que estão a investir p/no futuro terem os hoteis às mosacs. Aí é que nós vamos ver como a estratégia está errada. Só a Turistrela se vai safar e os outros? E safa-se de Inverno porque de verão só com os preços que está a fazer é apenas para trabalhar para o tecto.
Mas o futuro Estrela está com os judeus...ola ré se está
é só ver todos os dias milhares a visitar Belmonte...e agora pergunto?em que lingua falam com eles quando pedem informação nos postos de turismo?
E já agora o Turismo tb é PÊSSEGOS ?Já aprendeu com o Presidente do Fundão com as cerejas..copiou por ele a criar outro produto turistico/fruticola
Joao catarino

ljma disse...

Bom dia!
Então ninguém comenta o feliz acidente de aparecer aquela andorinha no canto superior direito da fotografia? ;)

O Cântaro Zangado costuma criticar a Região de Turismo, porque considera que a sua acção tem sido, por vezes, um problema para o desenvolvimento de um turismo de montanha na Serra da Estrela. Mas devo dizer que foi só por falta de tempo (e de pachorra, que isto às vezes também cansa) que não escrevi na semana passada um post felicitando a RTSE pela iniciativa de promover produtos regionais em parceria com a CP. Além disso, quero deixar bem claro que considero louvável a criação do gabinete de apoio à organização de congressos. É claro que não é a RTSE que organiza os congressos, são grupos empresariais, científicos, etc, alguns localizados na região, outros fora. Mas, pelo menos no caso dos congressos científicos que melhor conheço e em cuja organização tenho alguma experiência, ter um gabinete que apoie nos contactos com as unidades hoteleiras, na organização de eventos sociais ou de programas paralelos para acompanhantes, é uma grande ajuda!

Considero que o turismo na Serra da Estrela não tem apostado nos segmentos mais adequados à Serra, que o rumo não tem sido o correcto, e que em parte isso se deve à acção da RTSE. Mas estas duas iniciativas da RTSE que elogiei são, parece-me, coisas boas. Não sei se estão a ser bem executadas, mas são parte do rumo a seguir, na minha opinião.
Concordo com muitas das críticas que António Martins dirige à RTSE, sobretudo no que se refere a um papel de certificação e formação dos agentes. Não me refiro apenas aos seus funcionários nos postos de atendimento, refiro-me também aos empresários do turismo de aventura, aos de turismo de interpretação da natureza (e aqui poderia e deveria haver parcerias com o PNSE). Mas a RTSE não é uma empresa de turismo. Talvez pudesse fazer mais, demonstrar mais iniciativa e não pactuar com os que em vez de turismo querem construção civil na Serra. OK, critiquemo-la quando o merece, mas elogiemo-la quando o merece também.

Outra entidade que costuma ser criticada aqui no Cântaro Zangado é a Turistrela, mas fiz questão de a louvar quando comecei a notar que algumas coisas parecem estar a mudar (ver aqui).

O Cântaro Zangado não quer dividir o mundo em maus e bons, em amigos e inimigos. O Cântaro Zangado quer que se façam as coisas bem feitas, e que não se confunda desenvolvimento turismo com enriquecimento de meia dúzia (se tanto) de empresários, beneficiando de apoios públicos para destruir paisagem e ambiente em nome de megalomanias irrealistas. O Cântaro Zangado sabe perfeitamente que a Região de Turismo e as autarquias, por um lado, e o PNSE, por outro, são peças incontornáveis do desenvolvimento (do turismo e do resto), que não pode senão apoiar-se no respeito pelos valores naturais da Serra da Estrela, que são, mais do que a pouca neve que ainda vai caindo nalguns anos, o grande tesouro de que dispomos.

Por fim, nesta troca de impressões que animou este post, houve referências a "bloguistas" e a "amigos de bloguistas". Este bloguista (eu, José Amoreira) está a intervir pela primeira vez nesta discussão. Se algum dos anteriores comentários foram feitos por pessoas que se consideram minhas amigas, óptimo!, mas peço perdão por não as conhecer. Seja como for, gosto de pensar em todos os que aqui vão deixando bitaites como amigos, ou pelo menos como conhecidos com os quais se pode conversar civilizadamente, concordem comigo ou não...

Bom fim de semana, mais uma vez.

(Que sorte que tive com a andorinha, hem?)

Anónimo disse...

José Moreira.,
A RTSE promover produtos regionais (Pêssegos) conm a CP? Mas isso não deveria ser da competência do Eng. Rui Moreira, responsável pela Agricultura do Centro e Beiras? Não acha ridiculo esta acção da RTSE? Por aí se vê o desnorte de promoção da rtse. Ao ponto que está a chegar. Já parece o do Fundão com as cerejas. Com os pêssegos vamos mesmo receber turistas.... Haja paciência para para aturar esta gente...
Ricardo Neves

Anónimo disse...

Velhos do Restelo:

Vocês andam confundidos. Então o Patrao não é casado com uma senhora que até trabalha na Pousada de Belmonte? Namorada a trabalhar com ele...não... o gajo foi sempre certinho só se agora lhe deu a crise da idade... a ser verdade está pior que o Carlos Pinto..

A. Santos

ljma disse...

Ricardo Neves,
Deixe-me tentar explicar a minha posição com um exemplo.
Há tempos, a RTSE entendeu que devia tentar promover o turismo de natureza. Parece ser uma coisa boa, o problema foi a forma como foi concretizada: Jorge Patrão, cujos pergaminhos como escritor inspirado e como apreciador dos grandes espaços não são propriamente elementos da sua imagem de marca, entendeu que era a pessoa indicada para redigir um folheto chamado "Serra da Estrela - Onde a natureza vive!", que é uma autêntica desgraça do princípio ao fim! Não fala de natureza senão o estrictamente necessário (dois curtos parágrafos e duas fotos em oito páginas), não informa sobre parques de campismo, sobre trilhos pedestres, sobres valores ecológicos, paisagísticos, geológicos concretos, ficou mal produzido (com fotografias desfocadas, por exemplo) e que afasta, com nojo, os turistas a quem supostamente se dirige. Tudo isto em papel glossy de alta qualidade (e alto preço). Este folheto foi comentado aqui pelo blog Estrela no Seu Melhor. A intenção era (ou parecia ser) boa e, nessa medida, a iniciativa era de elogiar. Mas a forma como foi concretizada é para rir ou chorar ou as duas coisas ao mesmo tempo, nem sei.

Quando elogio estas iniciativas da RTSE a que nos temos estado a referir, é na mesma linha. Considero que podem ser coisas boas e a intenção que as motiva parece ser boa também. Como elas são levadas a cabo, mesmo, não faço ideia... É só isso. Não quero criticar a RTSE por "promover" o turismo de natureza, os produtos regionais ou a realização de congressos. Quero elogiá-la por o querer fazer. Do resto, sobre como as coisas funcionam concretamente, nada sei e, por isso, nada quero dizer.

Não gosto de muito do que Jorge Patrão, Artur Costa Pais e muitos autarcas da região planeiam para a Serra. Mas espero aplaudir entusiaticamente e sem hesitações todas as iniciativas que me agradarem. Espero ainda não ter caído nem nunca cair no erro de criticar qualquer coisa só por ser uma iniciativa deste ou daquele. Ou ao contrário, também não quer ver-me a elogiar um projecto prejudicial só por partir de alguém cuja actuação me tenha anteriormente agradado. É só isso.
Saudações!

José Amoreira

ljma disse...

Amigos,
Estou-me nas tintas sobre se Jorge Patrão é casado, solteiro, se fez votos de celibato, se tem namorada ou amante, uma, duas ou mais, se engana esta ou aquela ou se, ao contrário é fiel à esposa (se a tiver) "até que a morte os separe". Seja qual for o seu comportamento nesse aspecto, pode ser um bom, mau ou assim-assim presidente da Região de Turismo. Essas variáveis são irrelevantes para o Cântaro Zangado. Assim como é irrelevante o partido a que pertence (coisa que também já veio à baila nesta discussão).
Não é só por razões morais (que também as há, mas não têm nada que ver com opções sexuais individuais) que entendo que devemos defender o ambiente, não acho que estejam os "bons" do lado do ambiente e os "maus" do outro lado. Somos todos gente de carne e osso e sangue e lágrimas e riso e grandeza e mesquinhez. Não quero (porque tenho medo de ficar muito mal classificado) entrar num capeonato de virtudes morais com ninguém.

E, já agora, acho perfeitamente natural que Jorge Patrão esteja a ficar gordo e careca, em suma: velho. Comigo e com todos está a acontecer exactamente o mesmo.

E acabo dizendo que já estou a ficar cansado de estar práqui a "defender" o "inimigo", hehehe...

José Amoreira

Anónimo disse...

Jose Amoreira:
Tem toda a razão no que diz. A vida pessoal do Presidnete da REgião de Turismo não interessa não fosse ele uma figura pública que tem que preservar a sua imagem. Mas tb compreendo que ainda há gente provinciana qu não aceita este tipo de coisas em personalidades públicas. Não se esqueça que o País ainda é muito conservador. Calro que ainda bem que há pessoas como você e eu que achamos que isso nada interessa. Afinal o que interessa é se ele faz ou não o seu trablho e aí até faz.
Guilherme Assunção

ljma disse...

Guilherme Assunção, até a questao de Jorge Patrão preservar ou não a sua imagem como figura pública que é, é um problema que não me interessa. A vida privada de Jorge Patrão e a sua imagem pública são problemas dele e dos que vivem com ele. Não incluo essas variáveis na avaliação que faço do seu trabalho.
E quanto a essa avaliação, olhe, acho que não concordo consigo. Acho que Jorge Patrão não devia apoiar tanto todos os projectos da Turistrela, acho que devia pugnar para acabar com um aberrante monopólio que existe na lei, mesmo que não seja aplicado no terreno, acho que devia tomar mais a iniciativa de ajudar no desenvolvimento de um turismo de montanha na Serra da Estrela, entre outras coisas.
As coisas, parece-me, estão a melhorar. Por exemplo, já se encontra informação sobre a Adriventura (empresa de turismo de aventura da Covilhã) na RTSE. Mas há mais empresas de turismo de aventura a actuar na região e o turismo de montanha não é só o turismo de aventura. E continua sempre o discurso das "requalificações", das "estradas panorâmicas", das acessibilidades fáceis e directas, dos grandes investimentos. Não é de uma RTSE assim que o turismo na Serra precisa, porque também não é da Turistrela que a Serra precisa. Enquanto a RTSE e esta Turistrela que temos forem os mrs. Dupond e Dupond (os detectives gémeos do Tim-Tim) da Serra da Estrela, não acho que Jorge Patrão esteja a fazer bem o seu trabalho.

Algarvear a Serra da Estrela? Não, obrigado!