sexta-feira, junho 15, 2007

Os desportos de natureza no PNSE

Via das chaminés estreitas, Cântaro Magro.

Na palestra de quarta feira no Serra Shopping, responsáveis do Instituto da Conservação da Natureza com autoridade sobre o Parque Natural da Serra da Estrela (PNSE) declararam que pretendem redigir uma "Carta de Desportos que especifique os eventos desportivos que se realizem na Serra e na área protegida," que permita "«estabelecer regras» para os eventos desportivos, nomeadamente «saber que tipo de eventos serão realizados, quando, onde e de que forma»" (citação retirada da revista online Kaminhos).

Por mim, nada tenho a opôr. Ou melhor...

Eu acho que todas as nossas actividades têm impactos negativos e aceito que se estabeleçam regulamentos para os minimizar. Mas, com este enfoque nas actividades desportivas, o PNSE está a deixar de fora outras actividades que têm um impacto muito mais grave do que as actividades desportivas. Estou a pensar no sku e nas voltinhas de carro (incluindo tudo o que é necessário para permitir estas actividades, entre estradas, cafeterias, restaurantes, lojas de souvenirs, parques de estacionamento, serviços de limpeza de de estradas, etc, etc, etc).

Por outro lado, é preciso ver que as actividades desportivas que se podem praticar na Serra da Estrela são muito variadas, desde o pedestrianismo à caça e pesca, passando pela escalada, o BTT, os passeios todo-o-terreno, o esqui e, convem não esquecer, a passagem da volta a Portugal em bicicleta e a rampa automóvel. Algumas modalidades têm, obviamente, maior impacto do que outras. Ao falar de "actividades desportivas" em geral, é bom não esquecer que se está a falar não de uma realidade, mas de várias, e que não faz sentido colocar todas essas realidades "no mesmo saco".

1 comentário:

Tiaguss disse...

A julgar pelo que se tem feito com o conhecimentos desses senhores, durante estes últimos anos no "alto da torre", na nossa famosa e espectacular estância de ski, até estou com medo do que para aí vem ...

Algarvear a Serra da Estrela? Não, obrigado!