quinta-feira, junho 07, 2007

O campismo na Serra da Estrela

Carlos Serra, presidente do Clube de Campismo e Caravanismo da Covilhã (clube que gere o parque de campismo do Pião, a meia encosta da Serra da Estrela), fez ontem, na Kaminhos, críticas à Região de Turismo da Serra da Estrela (RTSE) por ter sido mantido à margem do PITER "Serra da Estrela Dinâmica".

Que a RTSE não presta muita atenção ao campismo na Serra da Estrela pode constatar-se na sua página sobre campismo. Salta imediatamente à vista a ausência do parque do Pião. Mas não é o único. Não aparece também o parque do Vale do Rossim (Manteigas ou Gouveia, não sei bem) nem o do Curral do Negro (Gouveia), para referir apenas as faltas no interior do Parque Natural da Serra da Estrela. Não quis também referir a falta do parque do Clube Nacional de Montanhismo, nas Penhas da Saúde, porque, a bem dizer, aquilo nem é bem um camping.
Outro sintoma dessa falta de atenção da RTSE nota-se num folheto promocional redigido pelo próprio Jorge Patrão (presidente da RTSE) com o título enganador "Serra da Estrela—Onde a natureza vive!" (enganador porque nele praticamente não se refere a natureza). Na secção sobre alojamento na região, não se faz referência ao campismo.

Os três parques cuja ausência na lista da RTSE assinalei são essenciais para o planear de uma rede de percursos pedestres ou em BTT pelas zonas altas da Serra, como a que um turista não motorizado poderia considerar para uns dias de férias na Serra da Estrela. Pois foi logo desses que a RTSE se esqueceu...

Sem comentários:

Algarvear a Serra da Estrela? Não, obrigado!