quarta-feira, junho 06, 2007

Curso de Iniciação à Escalada Desportiva

A Adriventura (empresa de actividades de ar livre) e a Loja do Mequito (loja de material para montanhismo e escalada) promovem um curso de iniciação à escalada desportiva com sessões em paredes da Serra da Estrela e de Penha Garcia. O folheto de divulgação do curso (clique na imagem para ampliar) refere que

Com este curso pretende-se dotar os formandos das competências técnicas essenciais à prática da escalada desportiva. Este curso é composto por uma sessão teórica, complementada por dois fins-de-semana práticos.
Os locais das duas sessões práticas serão: serra da Estrela (Rua dos Mercadores) e Penha Garcia (Escola de escalada de Penha Garcia).
O curso será enquadrado por dois monitores e terá como principais objectivos os formandos, no final da formação, serem capazes de:
  • Praticar escalada desportiva de forma autónoma e segura;
  • Conhecer as diferentes vertentes da e possuir uma breve noção da sua história;
  • Minimizar os impactos da prática da escalada
Estes objectivos serão sujeitos a uma avaliação por parte dos formadores dando origem, no caso de avaliação positiva, a um diploma de frequência.
Quero destacar o último dos objectivos a atingir, que me parece particularmente louvável.

A escalada desportiva é a que se pratica em paredes previamente equipadadas com material de segurança. Por se praticar em espaços preparados, apresenta menos riscos objectivos do que outras modalidades da escalada, pelo que é, na minha opinião, a melhor maneira de iniciar a sua aprendizagem. No caso dos locais indicados para as duas sessões práticas, as vias, assim como as "reuniões" nos seus topos, estão equipadas (particularmente bem) com plaquetes (chapas de aço inoxidável com um oríficio onde se prendem os mosquetões que seguram a corda), colocadas recentemente, ainda em perfeito estado de conservação. Por outro lado, ambos os locais são de fácil acesso (e evacuação) e apresentam rocha de excelente qualidade, muito dura (granito na Rua dos Mercadores, quartzito em Penha Garcia), pelo que as condições de segurança para a prática da escalada dificilmente poderiam ser melhores.

Para mais informações veja o folheto (clique na imagem).

Sem comentários:

Algarvear a Serra da Estrela? Não, obrigado!