quarta-feira, maio 23, 2007

Como é?

O blog Montanha faz uma análise de alguns aspectos do Plano Sectorial da Rede Natura 2000. Este plano, que não é uma criação de uns fanáticos eco-fundamentalistas mas sim do ICN, que é um instituto do Ministério do Ambiente, ou seja, do governo, pode ser consultado aqui. O Montanha chama a atenção para um excerto da pág. 7 da ficha sobre o lobo ibérico, onde se pode ler, textualmente
De referir ainda que, embora o lobo não ocorra actualmente no Parque Natural da Serra da Estrela, deverão ser aplicadas todas as medidas que potenciem uma futura ocupação desta área, dada a proximidade com áreas onde a espécie ocorre.
As medidas a aplicar são indicadas na pág. 5 do mesmo documento. Entre outras, selecciono as seguintes
  • Promover a conservação e o fomento das presas selvagens (nomeadamente corço e veado) do lobo através de:
    • manutenção/recuperação do coberto vegetal autóctone
    • assegurar uma correcta exploração cinegética destas espécies
    • acções de re-introdução/repovoamento de corço, quando necessárias
  • Condicionar a implementação de grandes infra-estruturas
  • Condicionar a abertura/utilização de novos acessos em áreas sensíveis, nomeadamente no âmbito de processos de Avaliação de Impacto Ambiental e no âmbito de Planos de Ordenamento do Território. Fiscalizar acessos e circulação de veículos motorizados. Nas áreas mais sensíveis, interditar circulação de viaturas fora dos caminhos estabelecidos.

Ao certo, ao certo, quais destas medidas estão a ser aplicadas no Parque Natural da Serra da Estrela? Ao certo, ao certo, quantas destas medidas serão contrariadas pelos planos de construção de novas estradas, de telecabines, de novas urbanizações (ou, deverei dizer, novos subúrbios), ou ainda pela multiplicação das áreas de caça nas encostas envolventes da Serra da Estrela?

Quais são as opções do governo português? Cumprir os planos de protecção da natureza que ele próprio aprovou, ou satisfazer e financiar os voluntarismos inviáveis e poluidores das forças vivaças do interior?

Sem comentários:

Algarvear a Serra da Estrela? Não, obrigado!