segunda-feira, abril 16, 2007

A Beira Interior e a Serra: notas sobre planeamento e turismo

Para deixar tudo arrumadinho e mais fácil de encontrar, deixo aqui links para os cinco artigos que Francisco Paiva escreveu para o semanário O Interior, a que me tenho referido aqui no Cântaro. Na minha opinião, estes artigos dão um contributo importante para qualquer esforço no sentido de dar alguma sanidade ao desenvolvimento turístico (e não só) da nossa região, especialmente da Serra da Estrela. Constituem, pelo menos, uma reflexão muito mais profunda do que os voluntarismos e megalomanias a que quase todos os responsáveis pelo turismo e pelas autarquias nos têm habituado ao longo dos anos.

2 comentários:

Anónimo disse...

..pela realidade que se vive na nossa região é de louvar que alguém se disponha a falar da problemática do planeamento do território, em especial da região onde se implanta a serra da estrela... os artigos foram de extrema importância pelo cariz académico que impõe à problemática, distanciando-se dos discursos megalomanos a que algumas personalidades já nos habituaram... no entanto gostaria de frizar que gostaria de ter visto as ideias expressas nestes artigos, e desculpem-me a expressão, num português mais acessivel a todos...leia-se à massa que continua (inacreditavelmente) a defender a futura massificação turistica da nossa serra...

ljma disse...

Pois, essa crítica também se me ocorreu. Mas parece-me que quem quiser perceber o que Francisco Paiva escreve, com um bocadinho de atenção, acaba por o conseguir. Agora, concordo que não é o tipo de artigos que se leiam distraidamente... Mas estas questões também não podem ser discutidas numa linguagem muito mais "ligeira" do que a que foi usada pelo autor, pelo menos numa série de artigos com as ambições que parecem ser as desta.
E o direito (e dever?) de discutir estes assuntos cabe-nos a todos, cada um usando a linguagem com que se sentir mais confortável. Discutamos nós estas coisas, nos termos em que acharmos que Francisco Paiva o deveria (ou poderia) ter feito!

Algarvear a Serra da Estrela? Não, obrigado!