sexta-feira, março 09, 2007

Uma ideia feliz

Li no Interior de ontem que a Associação Transumância e Natureza organiza um concurso, com o título "Em Busca da Maior Árvore", para levar os mais novos a descobrir e catalogar os maiores exemplares de uma lista de 10 espécies de árvores autóctones do distrito da Guarda. As espécies consideradas são o pinheiro-bravo, o carvalho-negral, o carvalho cerquinho, a azinheira, o sobreiro, o freixo, o amieiro, o castanheiro, o choupo e o ulmeiro. Que ideia tão feliz!

A imagem que ilustra este post foi roubada no web site do jornal O Interior. Que imagem tão feliz!

4 comentários:

Pedro Nuno Teixeira Santos disse...

"Purismos" botânicos à parte, uma vez que pelo menos o castanheiro não é autóctone (sobre o pinheiro-bravo há muitas dúvidas...), a verdade é que se trata de uma excelente iniciativa...até porque vai no sentido correcto (porventura o "único") de por os portugueses a gostar de árvores: ensiná-los desde pequenos a valorizar esse património.
Gostei tanto desta notícia que também a vou divulgar na Sombra.
Abraço

famel disse...

Só podemos concorrer com fotos do distrito da guarda? Temos um "grande" exemplar de um sobreira aqui no Sobral...é mm mt velhinho

ljma disse...

Famel, viva!
Esqueci-me de responder à sua pergunta. Pois, acho que este concurso é só para árvores do distrito da Guarda... Mas há a possibilidade de declarar esse sobreiro árvore monumental de interesse público (ou qualquer coisa do género). Vi isso nalgum sítio, não sei onde. Mas o Pedro N.T. Santos do blog A Sombra Verde deve saber.
Abraço!

famel disse...

Obrigada pelas dicas...
Vou ver os "meus" imponentes sobreiros a disfrutar a sua velhice com novo estatuto e proteção reforçada :)

Algarvear a Serra da Estrela? Não, obrigado!