Li no
Interior de ontem que a
Associação Transumância e Natureza organiza um concurso, com o título "Em Busca da Maior Árvore", para levar os mais novos a descobrir e catalogar os maiores exemplares de uma lista de 10 espécies de árvores autóctones do distrito da Guarda. As espécies consideradas são o pinheiro-bravo, o carvalho-negral, o carvalho cerquinho, a azinheira, o sobreiro, o freixo, o amieiro, o castanheiro, o choupo e o ulmeiro. Que ideia tão feliz!
A imagem que ilustra este post foi roubada no web site do jornal O Interior. Que imagem tão feliz!
4 comentários:
"Purismos" botânicos à parte, uma vez que pelo menos o castanheiro não é autóctone (sobre o pinheiro-bravo há muitas dúvidas...), a verdade é que se trata de uma excelente iniciativa...até porque vai no sentido correcto (porventura o "único") de por os portugueses a gostar de árvores: ensiná-los desde pequenos a valorizar esse património.
Gostei tanto desta notícia que também a vou divulgar na Sombra.
Abraço
Só podemos concorrer com fotos do distrito da guarda? Temos um "grande" exemplar de um sobreira aqui no Sobral...é mm mt velhinho
Famel, viva!
Esqueci-me de responder à sua pergunta. Pois, acho que este concurso é só para árvores do distrito da Guarda... Mas há a possibilidade de declarar esse sobreiro árvore monumental de interesse público (ou qualquer coisa do género). Vi isso nalgum sítio, não sei onde. Mas o Pedro N.T. Santos do blog A Sombra Verde deve saber.
Abraço!
Obrigada pelas dicas...
Vou ver os "meus" imponentes sobreiros a disfrutar a sua velhice com novo estatuto e proteção reforçada :)
Enviar um comentário