Saiu hoje uma noticia no Publico online sobre os incentivos aos produtores domésticos de energia solar!
"Segundo os valores anunciados ontem pelo secretário de Estado adjunto da Indústria e Inovação, Castro Guerra, as instalações até 5 quilowatt (kw) receberão 460 euros por megawatt (mw), enquanto as instalações entre cinco e 150 kw receberão 350 euros por cada mwh produzido."
Transcrevi este excerto para ver se consigo de novo "aliciar" alguem (nem que seja uma pessoa, já fico satisfeito) a instalar sistemas de produção doméstica de energia. É que o valor que pagam aos produtores domésticos pela energia por eles gerada é 4 vezes superior ao valor que este mesmo produtor paga pela utilização da energia obtida da EDP!
Talvez possa haver aqui algo de perverso, mas se realmente incentivar a instalação de sistemas de produção de energia de fontes renováveis será uma boa estratégia. Eventualmente, os subsidios poderão terminar se o numero de produtores aumentar muito, mas isso seria um excelente indicador, não?!
Este subsidio poderá então ser o catalizador para se ultrapassar a tal barreira inercial que falei anteriormente. Creio que a partir do momento que a intalação destes sistemas se expanda, ganhará a dinamica necessária para não precisar de incentivos nenhuns!
Sem comentários:
Enviar um comentário