quarta-feira, março 14, 2007

Nem de propósito!

Saiu hoje uma noticia no Publico online sobre os incentivos aos produtores domésticos de energia solar!

"Segundo os valores anunciados ontem pelo secretário de Estado adjunto da Indústria e Inovação, Castro Guerra, as instalações até 5 quilowatt (kw) receberão 460 euros por megawatt (mw), enquanto as instalações entre cinco e 150 kw receberão 350 euros por cada mwh produzido."

Transcrevi este excerto para ver se consigo de novo "aliciar" alguem (nem que seja uma pessoa, já fico satisfeito) a instalar sistemas de produção doméstica de energia. É que o valor que pagam aos produtores domésticos pela energia por eles gerada é 4 vezes superior ao valor que este mesmo produtor paga pela utilização da energia obtida da EDP!

Talvez possa haver aqui algo de perverso, mas se realmente incentivar a instalação de sistemas de produção de energia de fontes renováveis será uma boa estratégia. Eventualmente, os subsidios poderão terminar se o numero de produtores aumentar muito, mas isso seria um excelente indicador, não?!

Este subsidio poderá então ser o catalizador para se ultrapassar a tal barreira inercial que falei anteriormente. Creio que a partir do momento que a intalação destes sistemas se expanda, ganhará a dinamica necessária para não precisar de incentivos nenhuns!

Sem comentários:

Algarvear a Serra da Estrela? Não, obrigado!