terça-feira, março 13, 2007

Da Discussão Nasce a Luz

Costuma-se dizer que da discussão nasce a luz. Eu considero-me um optimista, por isso acho esta expressão extremamente feliz! Ainda que por vezes me tenha que esforçar para "encontrar a luz" no meio de uma discussão. Digo isto porque este fim de semana tive uma acesa discussão com um comparsa que, como eu, se preocupa muito com o futuro do nosso ambiente natural e que se empenha muito na sua defesa. Apesar disto tivemos uma apreciação diferente sobre um determinado empreendimento localizado nas Penhas Douradas e expusemos os nossos pontos de vista de forma EXPRESSIVA, se é que me faço entender!
Resumidamente, o que se passou é que eu considerei este empreendimento uma boa surpresa devido ao evidente cuidado que os seus promotores tiveram com o seu enquadramento na paisagem, ou seja, o oposto do que se tem passado, por exemplo, nas Penhas da Saúde, na Torre ou mesmo no Sabugueiro (os principais nucleos de altitude)! Por seu lado, este meu comparsa ficou muito desagradado por este empreendimento não ter qualquer tipo de aparelho que permitisse obter energia de fontes renováveis (micro-aerogeradores ou paineis solares ou fotovoltaicos). Na altura, reagi talvez um pouco extemporaneamente e entrei ali na tal acesa discussão com o meu comparsa. Mas tudo terminou de boa forma e hoje consigo reavaliar com mais clareza a sua posição e retirar dela o que considero positivo!

Não é que tenha mudado de opinião sobre a minha satisfação de ver um empreendimento que mostra que os seus promotores entendem a importancia do ambiente envolvente no sucesso deste tipo de turismo, mas de facto este meu amigo tem uma certa razão.
De facto, todos os empreendimentos turisticos, principalmente dentro de áreas protegidas, deveriam ter instalados sistemas de aproveitamento de fontes de energia renováveis! Refiro principalmente os empreendimentos turisticos por considerar que, à partida, têm maior capacidade financeira para dispor desta tecnologia mas nós, particulares, devemos também apostar numa atitude pro-activa no que toca a diminuir a dependência de fontes de energia não renováveis! Até porque, a médio prazo o investimento compensa e cada vez mais (subida do preço do petróleo e subida das tarifas da EDP previstas com o fim da limitação de preços pelo estado)! Este é um exemplo em que o cidadão individual pode contribuir para o combate ao aquecimento global. Não poderemos continuar a culpar os governantes pelo pouco que se faz na redução da dependencia de energias não renováveis e poluentes e nada fazer a titulo individual! Aqui podemos fazer realmente a diferença

Mas as vantagens dos sistemas de aproveitamente de energias renováveis não se ficam por aqui. Estes sistemas de produção de energia(disponiveis gratuitamente) são particularmente uteis em habitações isoladas cujo custo de fazer chegar a electricidade supera em muito o custo da tecnologia de energias renováveis locais.

Por outro lado, para "alimentarmos" a nossa casa podemos utilizar paineis foto voltaicos e/ou micro-éolicas (aerogeradores) que tem, obviamente, um impacto muito menor no meio ambiente do que as grandes torres éolicas ou parques de paineis foto-voltaicos! As micro-turbinas são muito menos visiveis que as grandes torres éolicas e os paineis solares então ainda menos! Por fim, existe ainda mais uma vantagem, que é o facto de não serem necessárias infra-estruturas extras como estradas, postes de alta-tensão ou caixas de transformação para ligar à Rede Electrica Nacional (REN)!

Para garantir a autonomia da nossa casa ao longo do ano é importante recorrermos a mais do que uma energia renovável simultaneamente (éolica,fotovoltaica ou micro-hidrica). Se assim fizermos, serão raras as vezes que necessitaremos de recorrer à REN. Alternativamente, podemos até optar, de inicio, por utilizar a energia renovável só para a iluminação e desta forma avaliarmos a viabilidade do sistema com um investimento inicial muito inferior.

Posto isto, creio que não temos grandes razões para não aderir à produção local de energia de fontes enováveis. Talvez o problema seja a tal "inercia", essa força misteriosa do universo que e que não nos deixa agir mas que de facto ninguem sabe o que é ...mas lá que existe,existe! Pode ser tambem falta de confiança que as pessoas ainda tem nestas fontes de energia alternativas e aí existe alguma culpa por parte dos governantes que não promovem devidamente o recurso a elas.

Vou dar aqui o meu pequeno contributo para tentar resolver este ultimo problema. Se por acaso tiver ficado um pouco mais curioso ou se pretender de facto recorrer a sistemas alternativos de produção de energia local sugiro a consulta das seguintes páginas:

Energia Eólica
Instalação de Micro-Eólicas
Portal das Energias Renováveis(muita informação, completo!!)

Vamos lá então começar a instalar paineis solares e micro-eolicas por esses telhados fora!

3 comentários:

ljma disse...

O respeito que os promotores deste empreendimento das Penhas Douradas têm para com o ambiente e para com os seus clientes nota-se também no espaço circundante do hotel: não se vêm restos de materiais de construção, nada de lixo ou de entulho. Compare-se com as imediações da estalagem da Varanda dos Carqueijais, com as do bairro dos chalés das Penhas da Saúde ou ainda com as da estância de esqui (empreendimentos da Turistrela). E não falo dos plásticos do sku dos turistas, não. Falo das tubagens, das ferragens, dos montes de estuque e desperdício de tijolos, de restos de paletes, disso tudo que é uma maçada arrumar no fim da obra, e que não vale a pena arrumar porque os parvoetas dos turistas vêm na mesma cá deixar o carcanhol, não é?

Cova Juliana disse...

Mai nada... =)... parabens por este magnifico post

TPais disse...

Independentemente de serem mais ou menos ambientalistas que os responsaveis da Turistrela, estes promotores em particular entenderam o peso que a paisagem e o ambiente circundante do seu empreendimento tem para os turistas que procuram este tipo de turismo(desculpem o pleonasmo)e para o qual a Serra da Estrela é "naturalmente vocacionada".
Obrigado pelas felicitações cova juliana! De facto acho que todos temos que dar o nosso contributo para mudar o rumo actual de autodestruição do habitat humano. Além disso como referi, tiraremos vantagens se investirmos na utilização das fontes de energia renovável!
Abraço

Algarvear a Serra da Estrela? Não, obrigado!