quarta-feira, março 07, 2007

Atenção que a Torre é um espaço Agreste!

imagem retirade de http://www.ceg.ul.pt/proj_estrela/
Fez no passado dia 3 um mês que um turista se perdeu à saida do centro comercial na Torre num dia de intenso nevoeiro. Não abordei a questão na altura por conselho sábio do meu amigo ljma, a fim de não ferir susceptibilidades. Mas creio que este é o momento certo para deixar este texto.
Meus caros leitores, as altas terras Serranas são lugares extremanente agrestes! Nem que a Serra estivesse "forrada" a alcatrão deixaria de ser agreste.

Acima dos 1300 metros os nevoeiros são muito frequentes com visibilidades máximas de 10-15 metros; acima dos 1500 metros a presença de neve é também frequente. Se juntarmos estes dois factores temos um aumento exponencial da probabilidade de nos perdermos uma vez que a visibilidade máxima diminui para 5-10 metros. A reduzida visibilidade e a ausência de contrastes na paisagem provoca a perda total de pontos de referência e gera forte desorientação rápidamente! Isto é de tal forma grave que em menos de um minuto podemos não saber de que direcção viemos! Mesmo para pessoas experientes e com instrumentos de orientação modernos, estas condições são sempre de evitar!

Foi por isso que fiquei chocado quando no fim de semana de Carnaval presenciei, na Torre sob intenso nevoeiro,o que me pareceu ser um fenómeno de "incosciencia colectiva" provocado pele falsa sensação de segurança transimitida pela proximidade de estruturas urbanas e pela presença de muitas pessoas no local!
Como se sabe, isto não foi suficiente para evitar que um Turista se perdesse ao sair de um dos edificos na Torre e acabasse por morrer vitima de uma queda numa escarpa. A verdade, é que, dada a quantidade de gente que por ali anda em condições totalmente desanconselhadas, fico admirado que este infeliz destino não se tenha repetido por maior numero de vezes. Em conversa, com um funcionário da estância de esqui, este esclareceu-me que é muito frequente haver turistas que se perdem mas que na maioria das vezes são resgatados. Mas estes não aparecem nos jornais, na maioria das vezes!

Não quero insistir mais no que aconteceu. Queria deixar apenas o alerta de que mesmo a 10 metros da estrada ou do seu carro, é fácil uma pessoa desorientar-se e ficar até sem a noção se está a subir ou a descer!
Vou terminar com uma serie de sugestões que aqui deixo para que quem visita a serra o faça de um modo mais seguro:

1-Se estiver a pensar fazer um passeio pela Serra, mesmo que pequeno, consulte a previsão das condições meteorológicas. Considere cancelar o passeio em dias de nevoeiro. A Serra ainda lá estará na próxima semana!

2-Se for surpreendido pelo nevoeiro no seu passeio considere montar tenda e esperar por melhorias. Se isto não for possivel, consulte o seu mapa e a sua bussula e escolha o caminho mais adequado de preferencia a cotas mais baixas para fugir ao nevoeiro. Consulte frequentemente a bussula.

3-Se estiver de carro e apenas quiser fazer umas brincadeiras na neve não se afaste muito do mesmo em condições de fraca visibilidade. Olhe sempre para trás para identificar melhor o caminho de regresso.

4- Não desça de "trenó" vertentes que desconhece.Se de repente perder a orientação e deixar de ver o carro ou as outras pessoas não se desloque à toa. Pare e aguarde que haja uma "aberta" pois são frequentes.

5- Se ainda assim não se orientar, marque o local onde está(com um monte de pedras e/ou neve) e faça deslocações de 10-15 metros em linha recta a partir do local de origem. Regresse ao ponto inicial sempre que as incursões não aumentarem a sua orientação.

6- Em ultimo caso, utilize o tlm para pedir ajuda através do 112, caso tenha cobertura de rede!

Volto a dizer, não se esqueçam que a Serra ainda é um local Selvagem e Agreste!

4 comentários:

avelana disse...

informação importante sem dúvida, para quem chega de repente;

já quase me perdi na Guarda pois o nevoeiro surgiu repentino, muito fechado e não conseguia encontrar o caminho para o carro que tinha ficado estacionado umas ruas à frente...
um abraço

Rui Peixeiro disse...

Olá TPais,

Um bom post. Informação muito útil, que deveria ser do senso comum para todos os visitantes da Serra, mas que infelizmente nem sempre acontece.

"Às escuras" a serra é bem diferente e aquilo que pensamos conhecer bem, torna-se diferente e depois lá somos surpreendidos...

Até ver, na Serra da Estrela, só me perdi uma vez, por breves momentos. Foi numa edição da Marcha Nocturna "Ti Amadeu". De noite, mau tempo, uma equipe só de dois, ... Tentei atalhar por um trilho que de dia conhecia bem, mas à noite não dei lá bem com ele! Felizmente, mesmo sem busula, vou tendo um bom sentido de orientação e depressa nos conseguimos dirigir novamente até à estrada.
Ficou o susto, só de pensar que algo poderia acontecer...

TPais disse...

Avelana, já visitei o seu Blog e fiquei bem impressionado!Bonitas imagens!Apareça mais vezes!
É verdade Rui, o susto por vezes é a melhor lição!Obrigado por partilhar a sua experiencia e a forma como a resolveu! Por acaso até era interessante se outros leitores partilhassem experiencias semelhantes que tiveram na Serra.
Eu por mim já falei, mas recordo particularmente a rapidez com que se passa de uma situação controlada e normal para uma situação de desorientação e descontrolo emocional. Fundamental manter o sangue frio. Uma certa noite de verão passeava na zona da Lagoa Comprida fora de qualquer trilho ou estradão. Em conversa com o meu parceiro fomos andando e quando demos por ela já não reconheciamos o local devido à passagem de nuvens baixas. Sabiamos que tinhamos o estradão à nossa esquerda e relativamente perto mas demorámos cerca de 20 minutos a reencontra-la e só demos por ela quando estavamos a cerca de 2 metros. O susto, neste caso, não foi grande pois sabiamos que tinha de lá estar, mas exemplifica bem a rapidez com que se pode perder o "norte".
Se alguem tiver experiencias semelhantes a partilhar creio que serão extemamente uteis para todos

Rui Peixeiro disse...

É esse tipo de orientação que tento manter sempre quando me afasto de estadas ou outras referencia... Tento saber sempre para que lado me tenho de dirigir se quero voltar à estrada Depois o que é preciso é conseguir ter algum sentido do "norte", seja pelo sol, pelas estrela polar, pela morfologia do terreno (quando não se vêem as anteriores, que foi o que me aconteceu), ...s

Algarvear a Serra da Estrela? Não, obrigado!