O concelho de Manteigas situa-se em pleno coração da Serra da Estrela, mas o autarca apontou que "é aquele que menos capacidade tem para entrar na serra", referindo que as duas ligações rodoviárias para Piornos (ER 338) e Gouveia (EN 232) se encontram degradadas.Eu não percebo como é que um túnel sob a Estrela pode dar acesso ao maciço central e, se o der, como é que pode evitar a "actual travessia" do mesmo maciço central.
"A estrada para a Serra [Estrada Regional 338 que liga Manteigas a Piornos] não se pode alargar, porque estamos a estragar o vale [do Zêzere]. A única solução para todo este espaço é construir o túnel", defendeu.
A Associação Cultural Amigos da Serra da Estrela (ASE) já fez saber que não concorda com a construção dos túneis, em grande medida por razões de qualidade ambiental e de vida no concelho de Manteigas (veja, por exemplo, aqui).
1 comentário:
Convinha que alguém desse umas luzes ao autarca de Manteigas, acerca das consequências no plano hidrológico, dessas ideias de andar a mexer nas profundezas das serras.
FP
Enviar um comentário