quinta-feira, fevereiro 08, 2007

Os túneis

Outro assunto de que se falou recentemente foi o apelo à construção dos túneis sob a Serra da Estrela, feito pelo presidente da Câmara de Manteigas, José Manuel Biscaia. Pode ler sobre isto, por exemplo, no Kaminhos. Neste texto (e nos que deram a mesma notícia noutros órgãos de comunicação social), podemos ler que José Manuel Biscaia entende os túneis como "fundamentais para o desenvolvimento da região serrana, já que evitariam a actual travessia do maciço central" e, logo a seguir,
O concelho de Manteigas situa-se em pleno coração da Serra da Estrela, mas o autarca apontou que "é aquele que menos capacidade tem para entrar na serra", referindo que as duas ligações rodoviárias para Piornos (ER 338) e Gouveia (EN 232) se encontram degradadas.
"A estrada para a Serra [Estrada Regional 338 que liga Manteigas a Piornos] não se pode alargar, porque estamos a estragar o vale [do Zêzere]. A única solução para todo este espaço é construir o túnel", defendeu.
Eu não percebo como é que um túnel sob a Estrela pode dar acesso ao maciço central e, se o der, como é que pode evitar a "actual travessia" do mesmo maciço central.

A Associação Cultural Amigos da Serra da Estrela (ASE) já fez saber que não concorda com a construção dos túneis, em grande medida por razões de qualidade ambiental e de vida no concelho de Manteigas (veja, por exemplo, aqui).

1 comentário:

Anónimo disse...

Convinha que alguém desse umas luzes ao autarca de Manteigas, acerca das consequências no plano hidrológico, dessas ideias de andar a mexer nas profundezas das serras.
FP

Algarvear a Serra da Estrela? Não, obrigado!