quinta-feira, fevereiro 08, 2007

Lições de Alcochete

A TSF dá hoje notícia de queixas que os comerciantes do Freeport de Alcochete (o maior centro comercial "outlet" da Europa) fazem da administração do centro por esta não fazer o necessário na promoção. Segundo eles, essa alegada deficiência contribuiu para uma diminuição de 25% do número de visitantes no último ano e põe em causa a viabilidade económica do projecto.
O que é que isto tem que ver com a Serra da Estrela? Tem que, como se vê, não basta despejar milhões de euros num projecto voluntarioso, num projecto âncora (como se costuma dizer), para o votar ao sucesso. Mais concretamente, não acredito que haja milhões suficentes para fazer dos planeados centros comerciais das Penhas da Saúde um sucesso económico. Mas não são precisos muitos milhões para degradar ainda mais a zona. Ou seja, mais vale ficar quieto.
É melhor fazer bem do que não fazer nada, mas é melhor não fazer nada do que fazer mal. E fazer bem, na Serra, significa não construir, ou construir muito pouco. Pelo ambiente, é claro, mas também pelo turismo.

Sem comentários:

Algarvear a Serra da Estrela? Não, obrigado!