terça-feira, janeiro 23, 2007

Para Além da Neve

Este texto não pretende ser uma acusação à Turistrela porque, de facto, este é um problema comum a todas as estâncias de esqui pelo Mundo fora, portanto de todas as empresas exploradoras de estancias de esqui!
Para além da neve é o que estas fotografias pretendem mostrar! Por baixo do cativante manto branco que cobre o topo da Serra durante uma pequena parte do Inverno existe uma realidade completamente diferente que perdura durante o ano todo e que desencanta todos os visitantes que procuram a Serra nesse periodo!É isto que eu gostaria que todos compreendessem; que estivessem cientes das consequências da existencia de uma estância de esqui dentro de um Parque Natural. Faço isto para que ninguem possa invocar desconhecimento da situação!Para o bem ou para o mal considerem-se informados.

Vejamos de novo com atenção as fotografias que aqui apresento...

Agora reflictamos se queremos que esta paisagem se expanda para os locais pretendidos pela Turistrela e que aqui mostro tambem:

Até nos podemos abstrair do aquecimento global, mas o "verniz" do manto branco há-de sempre desaparecer. Ainda que a estância fosse economicamente viavel com, digamos, 60 dias de "boa neve" por Inveno, estariamos dispostos a pagar este preço...?

Sem comentários:

Algarvear a Serra da Estrela? Não, obrigado!