quinta-feira, janeiro 18, 2007

fazer Queixinhas!

Se há coisa que o Português gosta de fazer, é de reclamar! Seja no grupo de amigos, seja dentro do carro, seja na fila do supermercado, seja à mesa de jantar, adoramos reclamar especialmente na forma oral! Todos sabemos o que está mal, porque está mal e que "isto vai de mal a pior"! Isto não é propriamente uma coisa má, ao contrário do que muitos nos querem fazer querer. Um pouco inconsequente, é certo, mas talvez seja apenas mais uma fase no crescimento da nossa ainda nova Democracia.
Parte desta atitude inconsequente de não concretizar da forma mais correcta a nossa insatisfação dever-se-á, na realidade, a esta inexperiencia democrática que caracteriza uma boa parte dos Portugueses (pelo menos os que eu conheço!). Apercebi-me desta possibilidade quando lia um texto duma das mil "mailing-lists" a que pertenço, onde o seu autor referia uma série de entidades às quais poderiamos e deveriamos recorrer se pretendermos apresentar uma queixa ou fazer uma denúncia! Eu considerei esta informação de extrema importância com particular enfase na área das questões ambientais onde as reclamações em sua defesa são poucas mas irónicamente é onde serão mais necessárias - o Ambiente não RECLAMA por si próprio!! Para não me alongar, passo a listar várias entidades que podemos contactar para apresentar a nossa queixa ou denúncia, algumas delas com procedimento na internet:

Podemos ir ainda mais longe e se concluirmos que alguma destas entidades não deu o seguimento necessário às queixas apresentadas devemos contactar a Provedoria de Justiça e fazer queixa da própria Administração Pública! É assim que deve ser praticada a Democracia!

Por isso, sempre que presenciem algo que considerem errado façam todas as queixinhas que quiserem mas façam-nas de forma consequente nos locais adequados. Denúnciem o que está errado, só assim as coisas podem mudar! Já agora, já repararam que a estância de esqui da Serra da Estrela hoje esteve fechada?? Será coincidencia? Terá a Turistrela tomado consciencia do ridiculo de manter a estância oficialmente a funcionar nas condições actuais? Terá tido alguma coisa a ver com a denúncia pública por parte do Estrela no seu melhor? Tirem as vossas próprias conclusões

Sem comentários:

Algarvear a Serra da Estrela? Não, obrigado!