segunda-feira, janeiro 22, 2007

Bom senso

Creio que as altas temperaturas e a falta de neve que se têm verificado este ano são apenas o resultado de uma flutuação aleatória. Estas flutuações são de esperar num sistema caótico por excelência como é o meteorológico. A probabilidade da ocorrência destas condições é talvez aumentada pelo facto de se tratar de um ano de "El Niño". Ou seja, não me parece que o calor que temos tido este ano seja uma manifestação linear da tendência do aquecimento global, isto é, não acredito que o próximo ano seja necessariamente ainda mais quente que este. Num passado recente, houve outros anos quase sem neve na Serra da Estrela. O aquecimento global tornará mais frequentes anos destes (quão mais frequentes, isso está para ser visto, e depende muito das opções que tomarmos agora, nos próximos anos).
Seja como for, independentemente de aceitarmos que o aquecimento global está a ocorrer ou não(1), uma coisa esta época já provou: a produção artificial de neve não garante, só por si, a possibilidade da prática do esqui na Serra da Estrela.
Quando se arriscam milhões de euros na estância de esqui, este facto devia ser muito bem considerado pelos decisores, sobretudo por aqueles que controlam a parte do estado.

Não sou meteorologista nem climatologista. Que razões tenho para afirmar que este ano se está apenas a verificar uma flutuação aleatória das condições meteorológicas? Nenhuma (o que não quer dizer que essas razões não existam). Quanto a mim, trata-se apenas de wishfull thinking.

(1) Por estranho que pareça, ainda há quem não acredite no aquecimento global, principalmente pessoas exteriores à comunidade científica. Também há quem não acredite que o Homem chegou à Lua.

Sem comentários:

Algarvear a Serra da Estrela? Não, obrigado!