domingo, dezembro 24, 2006

Como se fabrica uma notícia

Saiu hoje no público uma notícia na qual Jorge Patrão reage a um comunicado da Plataforma pelo Desenvolvimento Sustentável da Serra da Estrela (PDSSE), em que esta plataforma se opõe aos programas a finaciar pelo Programa Integrado Turístico de Natureza Estruturante e Base Regional (PITER), o tal dos €100.000.000.
E depois? Nada, mas acho estranho que Jorge Patrão se refira a um comunicado da PDSSE que não existe. A PDSSE ainda não se pronunciou sobre o PITER. Talvez o faça, talvez não. Por enquanto, nicles.
Mas, então, é tudo inventado? Não completamente (como já dizia o António Aleixo, para uma mentira ser credível, tem que vir misturada com alguma coisa de verdade). A notícia apresenta excertos de um comunicado da PDSSE, sim, mas daquele em que nos referimos às queixinhas de Artur Costa Pais (administrador da Turistrela), coitado, que parece que foi obrigado pelo Parque Natural a fazer (veja-se lá) um estudo de impacto ambiental prévio a obras na estância de esqui. Trata-se do comunicado a que me referi aqui, e que foi publicado na íntegra aqui e aqui. Nesse comunicado estranhávamos que Jorge Patrão, na sua qualidade de presidente da Região de Turismo, nunca tivesse feito queixa do lixo e do entulho que a Turistrela deixa espalhados em todos os locais onde actua.
Jorge Patrão não deu resposta a esse comunicado, mas faz agora esta mistificação torpe e desonesta. Qual o objectivo? Virar a opinião pública contra a conservação da natureza e, em particular, contra a PDSSE.

Falando por mim em particular, fico muito contente por ver o maquinista cheio de comichão!

Boas Festas!

Não posso, onde estou a passar esta quadra, incluir aqui uma digitalização da notícia (fá-lo-ei mais tarde) mas ela pode ser consultada durante o dia de hoje, neste link. Mas tarde conto incluir também o texto com que a PDSSE respondeu a esta notícia.

Nota Importante: Ver o próximo artigo.

Sem comentários:

Algarvear a Serra da Estrela? Não, obrigado!