segunda-feira, dezembro 11, 2006

As Montanhas são "refúgios" das Alterações Climáticas

Já que estamos a celebrar as Montanhas, faço aqui uma homenagem a outros tempos (por sinal de maior saúde da Serra da Estrela) e a outras pessoas que tanto a apreciavam - Perto da Torre Abril 1968
"Mas a verdadeira importância do vale do Sabor é outra. Este vale, pelas suas condições geográficas, constituiu um refúgio para espécies animais e vegetais durante os períodos glaciares do Quaternário e tem todas as condições para voltar a desempenhar um papel semelhante num período de aquecimento global."
Esta frase foi tirada do AMBIO (aconselho a sua leitura bem como dos comentários aí colocados)e realmente fez-me relembrar a verdade deste facto! Por ser hoje o Dia Internacional das Montanhas achei que era por demais necessário partilhar, realçar ou relembrar este facto a todos!
As zonas de montanha ou desniveladas apresentam, numa pequena área uma variedade de microclimas quer seja pela exposição da sua vertente, quer seja pelo efeito de altitude ou pelas diferentes correntes de ar que aí se geram. Como o Miguel Araújo (autor do texto referido em cima) bem frisou, esta heterogeneidade de ambientes não tão é visivel em zonas de planicie. Ou seja, em condições de evolução do clima (aquecimento ou arrefecimento) é muito mais fácil para um determinado ser vivo "procurar" o seu lugar "optimo" numa zona de montanha do que numa planicie onde teria que se deslocar quilometros até encontrar condições climatológicas diferentes daquelas onde estava originalmente!
Até aqui, tudo o que leu pode ser encontrado no artigo que referi. O que eu agora gostava de frisar é o impacto que a construção de largas estradas, de "densos" bairros de chalés, de novos polos urbanos/lazer ou mesmo de sucessivas barragens podem ter nesta "migração" natural que as epecies fazem ("montanha acima" ou "montanha abaixo") para se adaptarem e sobreviverem! Algumas destas construções são verdadeiras barreiras ao movimento das especies, outras simplesmente aniquilam a existência deste efeito de variedade de microclimas.
Em última análise, mesmo que concordemos com a beleza e utilidade de todos estes projectos (que não é o meu caso, note-se!!) o que se está a fazer é diminuir a diversidade de especies que teremos no futuro, com ou sem Aquecimento Global! Não pode por isso evocar-se, sistematicamente, o interesse público para se destruir aquilo que mais inequivocamente é interesse de todos, ou seja, A Biodiversidade!
Até breve...

1 comentário:

Cova Juliana disse...

Deixo aqui este artigo...

http://www.ointerior.pt/home/artigo.asp?id=102

Palavras para quê... enfim, triste sina a nossa Serra está a ter

Algarvear a Serra da Estrela? Não, obrigado!