terça-feira, dezembro 19, 2006

As coisas estarão a mudar?

No Domingo, o suplemento Local (Centro) do Público dedica duas páginas (58 e 59) à Serra da Estrela. A notícia foi motivada, parece-me, por declarações de Artur Costa Pais (administrador e proprietário da Turistrela, empresa concessionária exclusiva do turismo e dos desportos na Serra da Estrela) em que ele afirma que ia pedir isenção de estudo de impacte ambiental para obras na estância de esqui.
Eu fiquei muito contente com a notícia. Por um lado, por ouvir Artur Costa Pais dizer que ia pedir a tal isenção. Suspeito que o procedimento do costume é avançar a eito, sem pedir autorização a ninguém. Viva a mudança!
Mas o motivo principal para a minha alegria é outro. É que este é um dos primeiros casos em que à opinião da Turistrela se contrapõem outras opiniões. O registo habitual de notícias sobre a Serra e sobre a Turistrela é o da mais desavergonhada publicidade, como o artigo publicado na Visão da semana passada, que comentei aqui e aqui.
Três vivas à mudança, três vivas a este artigo!

Já agora, quais são essas outras opiniões? A de um veterano da Serra da Estrela, o meu amigo José da Serra Saraiva, dirigente da Associação Cultural Amigos da Serra da Estrela (ASE), que diz "A Turistrela é um monstro e é o Estado que o alimenta", coisa com a qual dificilmente podia concordar mais. A outra é a de Pedro Guedes de Carvalho, professor da UBI que coordenou a equipa responsel pelo Programa Estratégico de Turismo para a Serra da Estrela (PETUR), que foi encomendado à UBI pelos municípios da região. Diz o Professor que "A neve não é o futuro da Estrela", opinião que partilho plenamente.

Pode ler a toda a peça do Público aqui, aqui e aqui.

Sem comentários:

Algarvear a Serra da Estrela? Não, obrigado!