sexta-feira, novembro 03, 2006

Por falar na paisagem (bis)

O Vale glaciário do Zêzere
(Fotografia retirada do site do Departamento de Geografia da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, encontrada via Google)

Tenho um amigo, cuja opinião respeito muito, que defende o alargamento da estrada Manteigas-Piornos. Ele defende um alargamento muito cuidadoso, não uma rectificação. Ou seja, ele não pretende que se transforme esta estrada numa via mais ou menos rápida, com viadutos ou grandes movimentos de terreno, pretende apenas resolver os problemas que acontecem de cada vez que dois autocarros se cruzam nesta via (eu sei como é, já tive parado três quartos de hora à espera que um destes cruzamentos se fizesse; no final os dois autocarros estavam todos riscados de roçarem com os flacos um no outro e de um deles tinha-se soltado um painel da chaparia).
Bem, eu continuo a achar que visitar a serra de automóvel ou autocarro é uma tristeza, e que apoiar este tipo de visitas é uma má aposta. Mas vá, compreendo a preocupação do meu amigo. Além disso, parece-me que ele defende este alargamento para mais fortemente se poder opôr a outras opções de "ordenação das acessibilidades viárias", que ele (como eu) considera muito mais prejudiciais para o ambiente, e que têm sido equacionadas por diversos responsáveis. Posto nestes termos, esta questão também me dá que pensar. Mas continuo a assustar-me com aquilo que os responsáveis entenderão ser necessário para permitir o cruzamento de autocarros de passageiros...

Sem comentários:

Algarvear a Serra da Estrela? Não, obrigado!