terça-feira, novembro 14, 2006

Logo acima...

... do Parque de Campismo do Pião, na encosta da Covilhã, há um carvalhal jovem, onde se podem apanhar rapidamente muitas bolotas. Estive lá hoje, de passagem, apanhei uns dois ou três quilos em poucos minutos (não apanhei mais porque não trazia saco para meter as bolotas). Falo nisto por causa do programa "Um milhão de carvalhos para a Serra da Estrela". Uma forma de ajudar é justamente a de apanhar bolotas para serem semeadas nos próximos meses. Se o fizer, pode entrar em contacto com os organizadores do programa (veja no site) ou comigo (José Amoreira, ljmamoreira[at]gmail.com), para se arranjar modo de fazer chegar as bolotas aos organizadores.

2 comentários:

Anónimo disse...

Este programa "1 Milhão de carvalhos para a Serra da Estrela" foi lançado no passado dia 3, em Manteigas, com a presença do Sr Secretário de Estado do Ambiente, do sr Presidente do ICN e do sr Director do PNSE, além do sr Gov. Civil e do sr Presidente da Câmara de Manteigas.
E AGORA PEÇO A VOSSA AJUDA!!
Naveguei no site do ICN e não encontrei nem uma palavra! Oh, pensei, deve estar no PNSE! Nada, não vi uma noticia. E viajei então pelo sitio da CMManteigas. Espanto, este programa não existe.
Só resta aqueles que de facto amam a nossa Serra dinamizar a sociedade civil, arrancar para a serra ao lado da ASE (por sinal uma colectividade que também não existe na CMManteigas...), levar as escolas, os montanheiros, caminheiros e outros defensores da natureza em força para a Serra.

E o resto fica para uma próxima.

Um abraço

ljma disse...

Caro anonymous, deixe-me acrescentar que a ASE é uma das associações ambientalistas mais antigas do país (ou assim mo disseram, não ando a verificar esses detalhes).
Mas eu acho que a nossa atitude deve ser a de, imediatamente a seguir a notarmos que quem deve fazer não faz, arregaçamos as mangas e fazemos nós. Vamos a isto! Com a ASE, claro, e com outras associações que se associarem. E, se por acaso acontecer (espero que não!) que a ASE perca a enorme pedalada que está a demonstrar, que outras associações tomem o testemunho. E se ninguém nos dá publicidade, fazêmo-la nós! Isto é connosco, podemos dar um contributo. Com as nossas associações, com os nossos colegas no trabalho, com os nossos alunos, com os nossos filhos (é a modalidade em que estou a participar no projecto) ou sózinhos, mas todos podemos ajudar!

Algarvear a Serra da Estrela? Não, obrigado!