terça-feira, outubro 10, 2006

PDSSE

A Associação de Desportos Aventura Desnível, a Associação Cultural Amigos da Serra da Estrela, a Liga para a Protecção da Natureza, a Quercus—Associação Nacional de Protecção da Natureza e alguns cidadãos a título individual (entre os quais se contam, orgulhosamente, os dois autores deste blog) uniram-se na criação da Plataforma para o Desenvolvimento Sustentável da Serra da Estrela (PDSSE).

O que se pretende com este movimento é, entre outros objectivos, ajudar na escolha de opções acertadas de desenvolvimento, lutar pela defesa do ambiente e paisagens da serra, ajudar a desmontar mitos enraizados nas populações e (especialmente) nos dirigentes, ajudar a preservar as tradições culturais da região. Em suma, pretendemos o desenvolvimento equilibrado e sustentável de todos, não só de alguns.

Por enquanto, a Plataforma dispõe apenas de uma conta de email: padesse@gmail.com. Quando estiverem disponíveis outros contactos, página de web, etc, será dada informação aqui no Cântaro Zangado.

O que esta plataforma será ao certo, o que ela conseguirá de facto realizar, é difícil prever agora, que ainda a procissão vai no adro. Duas coisas posso afirmar com certeza: ela será o que os que a ela aderirem quiserem; a força que tiver será a que os que nela se envolverem lhe derem.

Ou seja: amigo, não fique aí parado, calado, à espera que as coisas se endireitem por si. Isto é assunto nosso! Vamos lá a isto, pessoal!

9 comentários:

TPais disse...

Para todos os que dizem que só falamos e para todos os que estão fartos de só falar!
Juntem-se a este movimento!

Anónimo disse...

Como nos podemos juntar a este movimento?

Gostaria muito de ajudar nesta causa.

Al Cardoso disse...

Pela nossa Serra tudo.
Sorte e vontade para lutar contra os lobi do betao e outros mais e que vos desejo.

Um abraco do lado norte da "Serra"

ljma disse...

Obrigado pela forcinha, al.
Rui, a plataforma acabou agora de sair do casulo, está ainda a secar as asas. Ainda não temos uma sede física (coisa que não sei se será necessária, parece-me que não) nem uma virtual, na internet (já estamos a trabalhar nisso), não há propriamente um sítio onde se dirigir para integrar a plataforma. Penso que o melhor, para já, é enviar um email para padesse@gmail.com manifestando a sua intenção de participação. Claro que esta recomendação se aplica a todos os outros interessados.
Um grande, grande abraço!

ljma disse...

Ah, Rui, esquecia-me do mais importante! Bem vindo a bordo!

Anónimo disse...

Olá Luis,

Vou então mandar um e-mail. Também acho que para isto, o menos importante será uma sede física. O que é mais preciso é força de vontade, boas ideias, ... para lutar por este nossa Serra, enquanto é tempo.

Um abraço.


PS: Fixer = Rui Peixeiro (É que as vezes vou trocando...)

Anónimo disse...

Bela ideia! Vamos juntar as vozes e tentar indireitar aquilo que, como muito bem diz, não está correcto e que por si só não se indireitará.
Já agora aproveito para recomendar a "National Geographic" deste mês, dedicada aos Parques Naturais (santuários sob cerco). O título diz tudo...

Um abraço e força!

Anónimo disse...

Quer neve ou não será sempre importante uma discussão alargada sobre o desenvolvimento desta montanha, muitas ideias, concordantes ou discordantes surgirão. É uma boa iniciativa a bem da Estrela.. Vou como anónimo mas não tanto... Vamos sustentar esta montanha? Contem comigo.!!!

Anónimo disse...

Para salvar o que de belo nos resta e semear sementes para um futuro sustentavel, contem comigo e com a restante familia.

Algarvear a Serra da Estrela? Não, obrigado!