sexta-feira, setembro 08, 2006

Um pequeno desvio

É verdade que este blog é só sobre a Serra da Estrela. E é verdade que me estou nas tintas para o desporto de alta competição. Acho que futebol a sério, a sério, é o que os miúdos jogam no intervalo da escola ou o daqueles grupos de amigos dos sábados de manhã no pavilhão desportivo do bairro. O resto é negócio e, pelo que leio na caixa alta dos jornais, é um negócio muito sujo. Não tenho pachorra para assistir a competições de modalidade nenhuma. Para mim, desporto é para fazer, não para ficar a ver. Como me custa imenso (vá-se lá saber porquê) vestir sempre a mesma camisola, não consegui nunca sentir-me realmente de um dado clube (nem de um dado partido, de uma dada região, nem sequer, a bem dizer, de um país). As modalidades que pratico envolvem apenas competição comigo mesmo, não com outros.
Mesmo assim, quero aqui deixar este comentário ao resultado da North Face Ultra-Trail 2006, uma ultra-maratona em redor do Monte Branco. São 160 km de corrida, com mais de 8000 m de desnível acumulado, na qual participaram 3500 atletas. O vencedor foi o italiano Marco Olmo, que completou a corrida em 21 horas. Tem 58 anos de idade!
Sobre os resultados da corrida, ver aqui.
Moral da história: com a minha idade (41), ainda posso esperar uns anos valentes antes de começar a pensar em considerar a possibilidade de talvez um dia, eventualmente, quem sabe?, arrumar as sapatilhas...

PS: esta história também se podia prestar a outras morais, sobre como se pode aproveitar uma zona de montanha, como se constrói a imagem dos Alpes e o contraste com o que se faz por cá com os SnowFashion e os episódios dos Morangos com Açúcar, sobre a "necessidade" de asfaltar estradas na serra para permitir o "usufruto" dela aos mais idosos (como o sr. Marco Olmo?), etc, etc, etc...

Sem comentários:

Algarvear a Serra da Estrela? Não, obrigado!