sexta-feira, setembro 22, 2006

Será isto o ovo de Colombo?

Vejam o que nos conta o Refúgio da Montanha. Parece que no Parque Nacional de Ordesa e Monte Perdido (Pirinéus, Espanha) tinham, em certas alturas do ano, numa certa estrada, um problema de congestionamentos rodoviários, devidos ao grande número de visitantes. Trata-se de um problema aborrecido, com o qual estamos bem familiarizados, cá na nossa Serra. Os espanhóis, não sei porquê, em vez de passarem anos a falar do assunto, mais anos a exigir fundos para desenvolver não sei o quê, em vez de gastarem milhões de euros a abrir novas estradas para "ordenar o tráfego" automóvel ou a construirem telecabines "com pouco impacto ambiental", "como as do Parque das Nações", o que é que fizeram?
Fecharam a estrada ao trânsito particular nas alturas problemáticas, e substituiram-no por transportes colectivos rodoviários. Autocarros, entenda-se.
Simples, eficaz, barato, e resolve o problema.

1 comentário:

Anónimo disse...

também já visitei esse parque e pude ver como funciona. Quem vai em busca de caminhadas, esmagadora maioria, deixa o carro num parque específico para isso.
mas nem tudo são rosas... a última vez que tive oportunidade de fazer uma caminhada no PNOMP não gostei de ver que tinham inventado uma nova forma de chegar aos 2000 m através de autocarros 4x4 e que o refúgio goriz se tinha transformado em hotel... mas mesmo assim qualquer semelhança com a estrela é pura coincidência

Algarvear a Serra da Estrela? Não, obrigado!