sábado, julho 08, 2006

Não é só dizer mal

Tenho aqui frequentemente criticado o discurso e as atitudes de Jorge Patrão, o presidente da Região de Turismo da Serra da Estrela (RTSE). Hoje quero, nalguma medida, fazer o contrário.
Nos últimos tempos, tenho lido notícias de intervenções de Jorge Patrão em defesa da necessidade da reflorestação da Serra. Parece-me que esse investimento (o da reflorestação) é muito mais urgente e turisticamente muito mais produtivo a médio e longo prazo do que a ampliação da estância de esqui, do que a recuperação dos mamarrachos (que deviam era ser demolidos, a começar pelas que ele chamou "torres das bolas", na Torre), enfim, do que aqueles projectos que normalmente o vemos a defender. Essas notícias são, por exemplo, esta (já de há duas semanas) e mais esta (de antes de ontem).
Devo dizer, para ser franco, que a primeira notícia me parece pouco genuína. Ao fim e ao cabo, nela colam-se afirmações de Samuel Infante, elemento da Quercus-Castelo Branco, de António Covita Batista, presidente da Associação de Produtores Florestais do Paul, e de Jorge Patrão, mas sem que se perceba que tenha havido uma conferência, reunião ou palestra no âmbito da qual elas tenham sido proferidas. Tanto quanto podemos saber pelo artigo, as opiniões destas três personalidades podem até ter sido recolhidas em anos diferentes... Seja como fôr, aplaudo a preocupação e o empenho demonstrados por Jorge Patrão.
Devo dizer ainda mais. À procura das referências para os dois artigos que apontei acima, fiz no google uma pesquisa por "patrão reflorestação estrela". Pude encontrar vários artigos (por exemplo, este) sobre uma intervenção de Jorge Patrão por alturas do grande incêndio do Verão de 2005, onde ele afirmava que a RTSE tinha elaborado um plano estratégico para a reflorestação da Serra, que tinha ganho oportunidade e, até, urgência, como resultado da tragédia que foi o referido incêndio. Fantástico, não posso senão aplaudir!
O facto de só com um ano de atraso me ter apercebido desta intervenção de Jorge Patrão pode, evidentemente, significar apenas que estou mal informado. Ainda assim, esta questão talvez devesse merecer a sua atenção: porque será que pessoas comuns, mesmo que mal informadas, notam imediatamente quando ele defende a ampliação da estância de esqui, a abertura de restaurantes e hotéis na Torre, a abertura de estradas como a estrada verde (nome incrível!), o aliviar das regras de protecção ambiental nos "núcleos de recreio" (alguns que o são já, outros que, por enquanto, o são apenas nos projectos da Turistrela), quando ele defende o casino e os centros comerciais das Penhas da Saúde, e só com um ano de atraso, só por acaso, reparam nas suas intervenções em defesa da necessidade da reflorestação da Serra da Estrela?
Seja como fôr, o Cântaro Zangado só pode concordar com estas intervenções, claro. E agradecê-las sinceramente, esperando que elas se repitam muito mais vezes. Bem haja, Jorge Patrão!

Sem comentários:

Algarvear a Serra da Estrela? Não, obrigado!