terça-feira, julho 25, 2006

Mas não é tão óbvio?

Para desenvolver o turismo na Serra da Estrela, o que falta são mais e melhores ofertas de actividades de ar livre e menos infraestruturas no coração da Serra. Mais trilhos, mais guias, mais cavalos e burros, mais escalada e montanhismo, mais canoas, mais bicicletas, mais parapente. Menos, muito menos, mamarrachos, menos "núcleos de recreio", menos vontade de aumentar o número de residências de férias nas Penhas da Saúde e na Varanda dos Carqueijais, menos vontade de construir casinos, menos estradas de asfalto, que as que há já chegam para a confusão daqueles fins de semana.
O que falta, nesta maravilha da natureza que é a Serra da Estrela, é turismo de natureza!
E onde ficam hospedados os turistas? Obviamente, em pensões, hotéis e parques de campismo, situados nas localidades. Nas Penhas da Saúde e e nas Penhas Douradas podem aproveitar-se as infraestruturas que já existem, mas não construir mais, para não descaracterizar estes aldeamentos. Nos outros recém-inventados "núcleos de recreio", nada! Nem construção, nem reconstrução. Quando muito, demolição!

Nem mais um mamarracho no coração da Serra da Estrela!

4 comentários:

Gillie disse...

Posso dar uma sugestão? A minha casinha de família está literalmente a cair aos pedaços. Ainda sem partilhas feitas ninguém tem ideias pra reconstruir ou fazer lá seja o que for. Eu sou licenciada em Tradução, sei umas quantas línguas, é verdade, (e algumas bem esquisitas), mas se conseguisse alguma forma de ajuda para reconstruir as casas (uma de pedra, outra tijolo) e trasnformá-las em turismo de natureza... caramba, deixava Lisboa em 3 tempos e fixáva-me aí! Ainda por cima nas Cortes do Meio, tão perto de Unhais e da Covilhã. Sem estradas verdes. Só natureza...
Bolas, que utopia.

Gosto dessa da Associação sugerida nos comentários do post abaixo! I'm in!

Anónimo disse...

Cara UheccaGil,
uma pesquisa pelo site do Instituto de Financiamento ao Turismo vai concerteza ajuda-la em sonhar mais concretamente com essa vontade. Dá trabalho e é complicado, mas tambem imagino que esteja habituada a isso quando teve que aprender as tais linguas esquisitas!
Felicidades

João disse...

Eu tenho uma ideia muito, mesmo muito similar embora eu já não esteja em Lisboa, o problema é mesmo o arranque $$$

Gillie disse...

Do Financiamento, diz o Tiago? Ok, vou ver isso e informar a famelga. Sabe, eu sabia que antes davam um apoio considerável a este tipo de iniciativas mas que depois cortaram com os apoios ou até que eram insignificantes. Mas vou ver isso. Pode ser que tenham caído em si. Obrigada!

Algarvear a Serra da Estrela? Não, obrigado!