quinta-feira, junho 29, 2006

"Corram-nos à pedrada!"

Fernando Ruas, o presidente da Associação de Munícipios e presidente da Câmara de Viseu, terá exortado os presidentes das Juntas de Freguesia a receberem nestes termos os fiscais do ambiente, porque eles multam as juntas. Ao que parece, afirmou mais tarde que se tratava de uma figura de estilo, que não era para se tomar literalmente o que tinha dito.
OK, tomemo-lo figurativamente. Mas como, ao certo? Não sei que interpretação se poderá dar às suas palavras senão a de que elas consistem num apelo aos seus subordinados para desrespeitarem, não só a lei, como os fiscais encarregados de a fazer cumprir! Realmente, se um presidente de câmara pode impunemente fazer apelos destes, em sentido literal ou figurado, em público ou em privado, não sei onde é que este país vai parar...
Dito isto, diga-se também que me estou a pronunciar apenas sobre a atitude e as declarações do autarca. Ora, elas surgem como uma resposta à actuação dos tais fiscais do ambiente, que Fernando Ruas considera injusta, talvez persecutória. Claro que a actuação dos fiscais do ambiente pode (e deve) ser permanentemente avaliada; quando se entender que há razões para isso, deve ser abertamente criticada e contestada, até. Mas nunca no desrespeito da lei e dos que a impõem.

Sem comentários:

Algarvear a Serra da Estrela? Não, obrigado!