terça-feira, abril 18, 2006

Não se trata só da lacerta monticola

O blog cortes do meio chamou-me a atenção para esta notícia:
SERRA DA ESTRELA NÃO É LIXEIRA
O apelo é do presidente da direcção da Associação de Produtores Florestais do Paul. António Covita está indignado "com a falta de civismo das pessoas que transformam a Serra da Estrela em lixeira". Não é a primeira vez que a Associação promove acções de limpeza na Serra e as situações encontradas são na opinião de António Covita vergonhosas. O presidente da direcção deixa como exemplo a morte dos animais que comem o lixo "já houve casos em tivemos que a abrir uma ovelha e descobrimos que tinha morrido porque comeu plástico". António Covita deixa um forte apelo ao civismo e respeito pela Serra da Estrela.

Ver http://www.rcb-radiocovadabeira.pt/Actualidade1.htm
Quando dizia que o ambiente não é só para as lagartixas de montanha, não era bem nas ovelhas que estava a pensar, era em nós. Mas enfim, quem violenta a serra das lagartixas e a serra dos montanhistas, porque não há-de violentar também a das ovelhas, a dos pastores, a dos agricultores, a dos produtores florestais, a dos apicultores...
As "forças vivaças" continuam a tentar vender o peixe (podre) de que serra, serra, toda a gente sabe o que é: neve, estância de esqui em permanente ampliação, urbanizações, estradas, teleféricos, hotéis, aparthotéis, spas, casino, centros comerciais, centros de estágio desportivo, "núcleos de recreio". Estes projectos, a efectivarem-se, vão contribuir imenso para reduzir a lixeira na Serra, está-se mesmo a ver, não está? Só não percebo é como é que ainda se tem a distinta lata de se fazer passar tudo isto como "legítimas expectativas de desenvolvimento das populações das freguesias rurais". Sou eu que não estou a ver bem a coisa, ou estou a vê-la bem demais?

Sem comentários:

Algarvear a Serra da Estrela? Não, obrigado!