quarta-feira, março 29, 2006

Ceci n'est pas une pipe.

Jorge Patrão, o presidente da RTSE, foi noticia na edição de hoje do Diário XXI. Fiquei a saber disto pelo comentário que o meu amigo John Malkovitch (também me dou muito bem com o Robert de Niro e com a Signorey Weaver;) deixou no artigo de ontem. Bem, isto ainda não é a dissecação que o artigo exige, é só para abrir o apetite. Diz Jorge Patrão
"[...] nenhum dos empreendimentos defendidos pela RTSE, é nocivo para o ambiente[...]";
"[...] todos os projectos previstos são equilibrados."
Pois eu concordo com ele! Nessa linha, acho que o que está representado na imagem que ilustra este artigo n'est pas, effectivement, une pipe. Mas já que me estou a armar em erudito, não paremos por aqui. Galileu Galilei, no Séc. XVII, também disse coisas tão verdadeiras como as que Jorge Patrão afirma agora. Jurou, face à Santa Inquisição, que acreditava piamente ser verdade que o Sol se movia em torno da Terra e que esta se encontrava parada.
É sabido, no entanto, que Galileu mentia para salvar a pele e reza a lenda que terá resmungado entre dentes "Epur si muove!" E Jorge Patrão? Tentaria ele, com as suas afirmações, salvar alguma pele, também? Que sábia tirada, para edificação da posteridade, lhe terá aflorado aos lábios, off the record, so to speak?
[Já agora, a imagem que ilustra este artigo é um quadro do pintor surrealista René Magritte (1898-1967).]

Sem comentários:

Algarvear a Serra da Estrela? Não, obrigado!