quinta-feira, julho 11, 2013

Dos centros de estágio em altitude

"The Lore of Running" é um livro sobre corrida, escrito pelo médico, cientista e corredor sul-africano Tim Noakes. É um livro sério, cheio de tabelas, gráficos e referências bibliográficas, que tenta resumir a totalidade do conhecimento científico atual sobre a corrida humana. Da nutrição até à análise da passada, dos tipos de treino às propriedades das sapatilhas, dos efeitos do álcool e do tabaco aos dos esteroides anabolizantes, tudo é discutido, analisado, dissecado, com referências para os estudos que, sobre cada assunto, tenham sido publicados. Eu tenho um exemplar da quarta edição, de 2001.

Sobre os efeitos da altitude, são estudados o treino em altitude com repouso ao nível do mar, o treino ao nível do mar com repouso em altitude, e o treino e repouso em altitude. O resumo das conclusões é apresentado na pág. 711 e apresenta três condições para que se notem benefícios no rendimento dos atletas. A primeira dessas condições é(*)

"First, they must live at an altitude sufficiently high to stimulate their production of EPO so that their red blood cell mass increases. This altitude should not be less than 2500 m."
Ou seja, para que os estágios em altitude tragam vantagens para os atletas, a altitude a que se realizam deve ser, pelo menos, 2500 m. Ou seja ainda: noutras serras que não a da Estrela.

Por isso, da próxima vez que um autarca falar de projetos de construção de centros de estágios desportivos na serra da Estrela para aproveitar os benefícios da altitude, já sabemos, mesmo que ele não saiba, que não está a dizer nada de jeito.

(*) As outras duas condições são: reservas suficientes de (ou alimentação reforçada em) ferro e intensidade do treino semelhante à dos que se realizam a altitude normal.

2 comentários:

Anónimo disse...

Ontem fui lá ver, porque não acreditava no que me tinham contado.... a estrada do Covão da Ponte para o Folgosinho e daí para Assedace está alcatroada. Sem comentários.
Gilda Mota

ljma disse...

Pois foi, Gilda. Falámos sobre isso aqui.

Agora que têm o "caminho natural" asfaltado, é que se vai desenvolver o turismo, não é? É que toda a gente sabe que é o que falta na serra: estradas asfaltadas, muitas, como as muitas (?) que há (?) nas outras serras... Nessas outras onde os turistas vão, mesmo...

Algarvear a Serra da Estrela? Não, obrigado!