sexta-feira, janeiro 18, 2013

Todo o sul do país?!

O presidente da junta de freguesia de Cortes do Meio, a propósito da estrada que ele há anos anda a dizer que quer asfaltar entre a sede da freguesia e as portas dos Hermínios, afirmou à Rádio Cova da Beira (mas fiquei a saber disto pelo blog Cortes do Meio) que

"eu acredito que esta estrada será uma máquina de progresso na freguesia porque levará todo o sul do país a entrar na Serra por aqui o que obrigará a criar lojas de artesanato, restaurantes, unidades de turismo em espaço rural, não descurando a nossa paisagem e gastronomia"

Abri o google maps e calculei o trajecto entre o nó da autoestrada Covilhã Sul e as Penhas da Saúde, pelo percurso hoje habitual (que atravessa a Covilhã) e por aquele que, nas palavras do senhor presidente da junta de freguesia, vai ser preferido por "todo o sul do país". Apresento-os abaixo, respectivamente à esquerda e à direita (clique nas imagens para as ampliar).

O trajecto do senhor presidente da junta de freguesia é mais longo que o que actualmente se usa em cerca de 8 km. Os caminhos ainda não estão asfaltados, mas suspeito que se gastarão mais uns dez a quinze minutos pelas Cortes do Meio do que pela Covilhã. Por isso, ou "todo o sul do país" é muito estúpido, ou continuará a fazer a sua romariazinha à neve daqueles poucos fins de semana pela estrada da Covilhã e não pela do senhor presidente da junta de freguesia.

E repito a pergunta que faço sempre: a estrada de S. Bento, asfaltada já há uns seis anos entre a Portela do Arão e a Lagoa Comprida (do lado de Seia, portanto), foi uma máquina do progresso de Loriga? Levou todo o noroeste do país a entrar por ali? Obrigou a criar lojas de artesanato, restaurantes, unidades de turismo em espaço rural, não descurando a paisagem e gastronomia deles? Caramba, se não aconteceu nada disso do lado de lá (e claramente não aconteceu!), de onde diabos virá a fé do senhor presidente da junta de freguesia em como acontecerá aqui?

Já tenho feito aqui comentários sobre esta estrada. Para os encontrar, introduza "Cortes do Meio" na caixinha de pesquisa que encontra no topo desta página, à esquerda, ou clique aqui.

2 comentários:

Something disse...

Mas que fixação esta gente tem com a construção de estradas...

abraço
Paulo Barbosa

Gilinha disse...

E paranóias com petições de 'cores políticas' contrárias às suas, simplesmente porque se quer arranjar o Poço das Azenhas... mas o 'camelo' que cortou o acesso à ribeira já devia ser do mesmo partido que o Sr. Presidente da Junta...

Algarvear a Serra da Estrela? Não, obrigado!