quarta-feira, janeiro 30, 2013

Quem tramou o ASEstrela?

O acampamento invernal de montanha no Covão d'Ametade realiza-se sem interrupções há trinta anos. Nos primeiros 25 anos, com o nome de "Nevestrela", foi organizado pelo Clube de Montanhismo da Guarda e pela ASE em parceria. Nos últimos cinco, o CMG preferiu não participar na organização, pelo que o evento passou a chamar-se "ASEstrela". Nos últimos anos (aqueles em que estive mais proximamente envolvido) participaram, sempre, mais do que cem montanhistas. Este ano não se vai realizar porque o pedido para a cedência do Covão d'Ametade não teve resposta.

Instituições públicas concedem a uma empresa modernaça qualquer a gestão de um bem público, e deixam a coisa em roda livre, pelos vistos. O resultado é este. Ia para dizer que são modernices mas, na verdade, não o são: não é exactamente isto o que temos feito com a Turistrela nos últimos 40 anos?

5 comentários:

Jorge Branco disse...

Não poderia estar mais de acordo com o que aqui foi escrito!
Estamos entregues a gente que não entende nada dos assuntos que gerem e que não tem o mínimo respeito por nada nem ninguém. Desconfio que se fosse um qualquer evento comercial em rolasse muito dinheiro as coisas funcionariam de outra maneira mesmo que esse evento tivesse um impacto ambiental extremamente negativo!

CMG disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Tiaguss disse...

Concordo a 100% com o 2º paragrafo. Caminhamos (ainda mais) para a privatização de todo o canto da Serra da Estrela. Tudo é entregue às empresas de mão beijada e os clubes deparam-se cada vez mais com entraves na organização das suas actividades na natureza.

Queria só fazer um pequeno reparo ao primeiro paragrafo. O Clube de Montanhismo da Guarda não decidiu "não participar na organização..." como é dito. O nome do CMG e da ASE estará sempre ligado a um evento que foi a porta de entrada para muitas actividades na montanha, o Nevestrela. Este teve o seu tempo e encerrou um ciclo.
Os tempos são outros, as exigências dos nossos montanheiros também. Com o fim do Nevestrela, o CMG continuou a realizar noutros moldes uma actividade de montanha nas mesmas datas (junto ao Carnaval), a ASE criou uma nova actividade o ASEstrela.

Saudações montanheiras
Tiago Lages

ljma disse...

Tiago, olá!
Não pretendi de modo algum criticar o CMG por ter entendido partir para outras actividades.
Parece-me que o ASEstrela é, de algum modo, uma continuação do que era o Nevestrela. Posso estar errado, porque só participei no Nevestrela uma vez, há perto de 20 anos, mas é assim que vejo a coisa.

Nessa medida, quis apenas explicar que apesar de a actividade ter mudado de nome, não se quebrou a sua continuidade, e referi o CMG para dar uma pista para as razões dessa alteração do seu nome.

Se vocês assim o entenderem, posso tentar reescrever o parágrafo em termos que considerem mais correctos.

Saudações!
José Amoreira

Tiaguss disse...

Ola José

Não interpretei o post como uma critica ao CMG. Limitei-me a fazer esse reparo por não concordar com a ideia que dá ao escrever que o CMG decidiu "não participar na organização" ou que a actividade mudou de nome.

Como já disse, foi um pequeno reparo. Por ter aqui um excelente trabalho no OCZ, e por eu ser um dos muitos seguidores assiduos é que me senti à vontade para o fazer.

Saudações montanheiras
Tiago Lages

Algarvear a Serra da Estrela? Não, obrigado!