quinta-feira, outubro 20, 2011

Uma tarde de domingo

Domingo passado, à hora de almoço, decidi que estava tão bom que seria pecado ficar em casa. Guiei até ao Covão d'Ametade, com a ideia de dar a volta ao Cântaro Magro pelo Covão Cimeiro, estrada, Santa, Trilho do Major, Nave de Santo António e regresso ao carro. Chegado ao Covão d'Ametade, decidi que era já tarde (deviam ser umas 15:30) para aquela volta, de forma que me pus a caminho do Vale da Candieira ou da Lagoa dos Cântaros, logo veria para onde me dirigiria quando chegasse à bifurcação.

No entanto, assim que saí do carro comecei a sentir umas gotas de chuva (ao princípio supus que fosse outra coisa qualquer, já que a chuva se fez tão rara nos últimos meses), e passados dez minutos estava a chover com alguma intensidade. Pingolas grossas. Ainda caminhei mais uns quinze minutos mas, sem equipamento apropriado e sem saber como a coisa evoluiria, decidi voltar para trás.

Foi quando o tempo melhorou. A chuva parou, e o Sol recomeçou a brilhar. Mas as ervas e giestas tinham ficado encharcadas, e eu também já estava assim mais para o húmido, de forma que me mantive decidido a regressar.

Ainda tirei umas fotos no Covão d'Ametade (como a que ilustra este post), mas o melhor do dia foi encontrar os meus "velhos" amigos do montanhismo, que vinham de um passeio na zona do Poço do Inferno. Próxima paragem: café Estrela, nas Penhas da Saúde. Cerveja e paleio.

Há prazeres que se mantêm iguais, mesmo passados vinte anos. Brindemos a isso!

1 comentário:

TPais disse...

hoje sim, vai chover bem!

Algarvear a Serra da Estrela? Não, obrigado!