domingo, setembro 18, 2011

Uma boa ideia

A Câmara de Manteigas está a reconstruir um edifício nas imediações do viveiro das trutas para aí instalar o seu Centro Interpretativo do Vale Glaciar do Zêzere. Acho que é uma boa ideia! Venham mais como essas!

Já agora, permitam-me uma sugestão (que, se calhar, até está já na mente dos responsáveis): que o novo Centro Interpretativo, mais do que ser apenas a sede de uma exposição permanente, mantenha um programa anual diversificado de visitas guiadas temáticas, cursos, exposições temporárias, debates, etc, etc, etc. Um pouco como o CISE de Seia. Isso é que era mesmo espetacular!

Soube disto pelo Blog dos Mateigas.

3 comentários:

A Oliveira disse...

Eu não sei se será boa ideia ou se é dinheiro deitado ao lixo. Estando em Manteigas a sede do Parque´quase abandonado, degradado e quase sem actividade, não percebo porque razão a Câmara e o Parque não chegam a acordo para rentabilizar o edifício.
O meu receio é que no futuro tenhamos dois edifícios abandonados.
A Oliveira

TPais disse...

É bem pensado sim caro Oliveira. Infelizmente, nós por cá temos muiita dificuldade em chegar a acordo!! E como naquilo que não é nosso temos medo de investir, julgo (sublinho, julgo) que a CMManteigas nao terá querido investir no projecto que não pudesse controlar por completo. Pelo que se tem visto do nosso estado, não é medo que se possa totalmente censurar ;)
Cumprimentos

ljma disse...

A Oliveira, claro que há esse risco, só espero que não se verifique. (E uma forma de o evitar seria justamente dar a este centro interpretativo a dinâmica do CISE, coisa que não me parece fácil, mas não é impossível.) Ainda assim, parece-me que é melhor ideia do que, por exemplo, asfaltar uma estrada para o vale da Candieira para que os turistas pudessem apreciar, fácil e comodamente, a beleza daquele vale (ou melhor, o que restasse dessa beleza depois da dita asfaltação), e fácil e comodamente pudessem voltar para suas casas sem que ninguém aqui na região lucrasse fosse o que fosse com a sua visita. Não quero dizer que esta ideia concreta alguma vez tenha estado na cabeça de seja lá quem for, mas ideias deste calibre têm sido sugeridas por diferentes autarcas e forças "vivaças" da região e têm determinado o tipo de turismo que temos. E isso, sim, é (quanto mim), claramente e à partida, dinheiro deitado fora...
Cumprimentos,
José Amoreira

Algarvear a Serra da Estrela? Não, obrigado!