sexta-feira, setembro 09, 2011

Turistrela -> Extinguir!

No Jornal Público online podemos encontrar uma lista enorme elaborada por Marques Mendes contendo entidades públicas a extinguir por já não fazerem sentido ou pelas suas competencias se encontrarem duplicadas noutros organismos. Ora muito bem, com base neste racionio óbvio eu proponho que se extinga a Turistrela! Sim, eu sei que não é um entidade pública...ou melhor até é mais ou menos pois tem o Turismo de Portugal no seu conselho de admnistração por inerencia, mas na verdade os capitais são privados e o interesse da Turistrela é promover o seu próprio turismo (legitimamente!) e não o Turismo na Serra da Estrela... ui que grande confusão que aqui vai! Então o que precisamos de extinguir é a concessão exclusiva e o encapusamento de que esta é uma entidade promotora do Turismo na região!
Pareceria lógico, não?? Mas a verdade é que os boatos dizem que o ICNB/PNSE se prepara para atribuir ainda mais uma função à Turistrela que é a de fiscalização das próprias regras da área do PNSE!!Uau, como a Turistrela foi tão eficaz (ironia) a promover o Turismo na Serra da Estrela toca a dar-lhe um bombom e confiar nela pedindo que se fiscalize a si própria!

Oh Marques Mendes, faz lá o favor de meter aí a Turistrela na lista se não ninguem neste país parece saber o totalitarismo que impera no turismo da região!

4 comentários:

ljma disse...

"Então o que precisamos de extinguir é a concessão exclusiva"
Nem mais, Tiago!

A Turistrela é o que na verdade é: uma empresa.
Mas não é uma empresa *como outra qualquer*, nem o será enquanto se mantiver a concessão exclusiva. Porque é que se mantém, década após década, esta situação de preferência? E a concessão exclusiva é avaliada por alguém? A que obrigações está sujeita a Turistrela para manter a concessão? Cumpre-as? Podem outras empresas concorrer à concessão exclusiva?

O liberalismo económico ou a igualdade perante a lei e perante o estado, aqui na serra da Estrela, é uma tanga. E, enquanto os representantes locais dos partidos que se dizem partidários do liberalismo e da concorrência (CDS, PSD, PS) continuarem (como até agora, década após década) mudos e calados sobre este assunto, continuarei a pensar que são partidos da tanga, e mandá-los ir dar tanga a outro!

trepadeira disse...

O PNSE sempre esteve,mais ou menos,privatizado e entregue aos predadores,dispensando-os da obrigação,que chatice,de cumprir a lei,por isso não há caderno de encargos que lhe valha.
As concessões são a forma encapotada de o fazer.

mário

Anónimo disse...

Gosto

DiasBrancoBernardoCosta disse...

Nosso senhor te ouça!

Algarvear a Serra da Estrela? Não, obrigado!