domingo, setembro 04, 2011

Tartaranhão-caçador


Tartarnhão-caçador (Circus pigargus) fotografado hoje de manhã perto das Penhas da Saúde.

Posso estar enganado, mas parece-me que há cada vez mais aves de rapina na serra da Estrela (e não só na serra). Pelo menos, nos últimos anos tenho observado mais aves a cada novo Verão. Nesta manhã, vi três tartaranhões ao mesmo tempo (mas os outros estavam ainda mais longe que este).
Ainda bem!

2 comentários:

Anónimo disse...

É muito curioso mas, tenho tido exactamente a mesma sensação. Pelo menos de forma aparente parecem existir mais rapinas a esvoaçar por aí. Quanto à águia que apontas num post anterior tenho-a visto (a ela ou a outra) muito sobre a Curva do Cântaro (sobre a estrada!!) e em redor do Cântaro em geral. Na verdade, temos visto sempre um par de águias que pensamos serem um casal.
Ainda no passado fim-de-semana, lá planavam elas, bastante alto, mesmo por cima das nossas cabeças, nos ares livres da serra.
São criaturas magnificas sempre bem vindas.

Abraço.

Paulo Roxo

ljma disse...

Este Verão também vi rapinas na zona do Cântaro (creio até que foi no dia em que nos cruzámos, vocês a iniciar a escalada, nós a meio de um passeio). Não as consegui identificar porque não sei o suficiente e elas estavam tão alto que não as pude fotografar, para depois comparar as imagens com as dos guias de aves. Seja como for, acho que nunca antes tinha visto águias tão alto...

Abraço!
Ze Amoreira

Algarvear a Serra da Estrela? Não, obrigado!