quarta-feira, julho 20, 2011

Um jackpot, um 1º prémio, um que só paga a aposta

O jackpot: há dias, numa corrida na encosta sobre a Covilhã, vi um esquilo trepar à pressa um pinheiro, mesmo junto a mim; pouco depois, a seguir a uma curva do caminho, uma raposa esgueirou-se entre duas giestas, ainda lhe vi os quartos traseiros e a cauda; mais tarde, perto da zona mais alta da colina, um coelho arrebitou as orelhas quando me viu e fugiu aos saltos, vinte metros à minha frente.

O primeiro prémio: ainda há menos dias, noutra corrida na mesma zona, bem cedo pela manhã, ouvi um restolhar pesado perto do caminho; parei, espreitei e vi que se tratava de um javali, ainda relativamente jovem.

O prémio que só paga a aposta: a fotografia que ilustra este post, tirada na mesma colina, mas em Janeiro deste ano, revelando sinais da actividade de um qualquer pequeno mamífero, em pleno Inverno. Será um rato? Um esquilo? Não sei. Mas notar estes sinais, num passeio pela serra, já é melhor que nada! E bem mas bem melhor do que notar os mamarrachos da Torre, ou o lixo que por lá abunda, com neve ou sem neve.

3 comentários:

trepadeira disse...

O futuro que a Serra não teria,bastava não a estragarem e ela dava-nos tudo.

Um abraço,
mário

sobralfilho disse...

À cerca de 3 semanas, também observei um esquilo, junto à casa onde moro, que passados escassos segundos trepou com alguma calma para o carvalho mais perto, depoois de dar um pulo de aproximadamente um metro e meio, não muito longe da Serra de Estrela.

TPais disse...

Os Esquilos são uns dos principais responsáveis pela regeneração e expansão das florestas de quercus! Haja esperança!
Belissima foto Zé!
Abç
TP

Algarvear a Serra da Estrela? Não, obrigado!