sexta-feira, julho 29, 2011

Protecção da natureza

Há dias, li na revista desnível online uma entrevista com o escalador e equipador (alguém que equipa vias de escalada com pontos seguros permanentes) Juan Manuel Hernández 'Kroma', onde a páginas tantas se encontra o seguinte trecho:
Como equipador, también estás metido en la regulación de la escalada relacionada con la protección de las aves en Álava, ¿cómo es eso?
Sí, por iniciativa de Natxo Fernández, desde hace seis años tenemos reuniones periódicas sobre este tema. A raíz de esta iniciativa, la Diputación de Álava ha censado las aves que hay en las 22 zonas de escalada que tenemos en la provincia. Como zonas delicadas que no se puede escalar entre marzo y septiembre están Subijana y Berberana. Es importante que la gente respete estas acotaciones.
Ou seja, traduzido à pressão para português:
Como equipador, também estás envolvido com a regulamentação da escalada relacionada com a protecção das aves em Álava. Como é isso?
Sim, por iniciativa de Natxo Fernández, desde há seis anos temos reuniões periódicas sobre este tema. Na base desta iniciativa, a Diputación de Álava fez um levantamento das aves que há nas 22 zonas de escalada que temos na província. Como zonas delicadas onde não se pode escalar entre Março e Setembro estão Subijana e Berberaana. É importande que respeitemos estas restrições.

Deste bocadinho podemos concluir que, em Espanha

  1. Antes de se restringir a escalada em áreas protegidas, faz-se um estudo para saber que valores ambientais concretos são ameaçados pela prática da escalada.
  2. Explica-se à comunidade dos escaladores (mediada, suponho, pelas federações e clubes) de que valores ambientais concretos se trata.
  3. As restrições impostas para proteger esses valores concretos são adaptadas à ameaça concreta. Assim, no caso referido, a escalada é proibida apenas entre Março e Setembro (provavelmente por se tratar do período de nidificação das aves a proteger naquelas zonas), mas ela é permitida no resto do ano.
  4. Todo o processo de decisão e de implementação das restrições é acompanhado por representantes dos escaladores.
  5. As restrições são bem aceites e respeitadas pela generalidade dos escaladores.

Aqui em Portugal, a escalada é proibida nas zonas da serra da Estrela onde ela se pratica. Todo o ano. Não se sabe quais são os valores ambientais que se considera serem ameaçados pela escalada. A coisa não é explicada, é imposta. Tudo o resto (congestionamentos automóveis, esqui, sku, lixo, todo-o-terreno, caça, pesca, sal-gema nas estradas e mais um longo etc) é permitido ou, pelo menos, resignadamente aceite como se fosse uma fatalidade e não o resultado óbvio das opções que temos tomado nas últimas dezenas de anos.

Mas o que vale é que a escalada é proibida. Isto é que é proteger a natureza, hem?!

2 comentários:

trepadeira disse...

Uma das frases mais interessantes e verdadeiras das acampadas:

"Não somos contra o sistema,o sistema é que é contra nós.".

Pois,o caminho mais fácil é sempre a descer.

Havemos de estar atolados até aos cabelos e ainda continuaremos a descer por inércia e gravidade.

Ou então lutamos contra estas imbecilidades,para não usar os outros nomes que me ocorrem.

Um abraço,
mário

Tiaguss disse...

A resposta para muitas dessas perguntas é fácil: "Porque SIM!"

Algarvear a Serra da Estrela? Não, obrigado!