quarta-feira, julho 27, 2011

Abençoada estupidez!

Dois colchões, um fogão e alguns móveis abandonados recentemente no Alto dos Livros

No Domingo passado, regressando em bicicleta com os meus filhos à Covilhã, depois de um fim de semana nas Penhas da Saúde, dei, no Alto dos Livros (no extremo sul da crista da colina sobre a Covilhã) com o espectáculo que apresento na fotografia acima. Como passo com alguma regularidade neste local nas minhas corridas, sei que este lixo foi ali depositado há pouco tempo, não mais do que duas semanas.

Poderá dizer-se que se trata de um caso de falta de consciência cívica por parte de quem aqui deixou estes restos, mas eu acho que se trata de pura e simples estupidez. Com efeito, como melhor classificar a decisão de meter estes "monstros" (designação quase técnica dada a resíduos sólidos de grandes dimensões como estes) na caixa de uma camioneta, de conduzir a dita camioneta até perto do posto de vigia de incêndios sobre o sanatório, de percorrer em seguida três quilómetros por uma estrada de terra, nalguns pontos com declive apreciável e/ou com um piso muito irregular, abandonar o lixo e depois regressar? (Na imagem em baixo represento a vermelho a parte do trajecto na estrada de terra.)

A via da estupidez

Será isto mais prático, mais confortável, ou mais barato do que deixar estes monstros ao pé de um contentor de lixo, desses que há espalhados pela cidade? Ou que ir ao site da Águas da Covilhã (ou telefonar) e combinar com os serviços a recolha destes monstros?

Este é um exemplo de como gastar o mais possível (em dinheiro, tempo, e amortecedores) a criar um problema com resolução o mais cara possível. Comodismo, falta de civismo? Não. Simplesmente uma enorme estupidez, apenas isso.

2 comentários:

trepadeira disse...

Pois é.E há por aí tanta.

Um abraço,
mário

Tiaguss disse...

E onde anda o SEPNA???

Algarvear a Serra da Estrela? Não, obrigado!