sábado, fevereiro 12, 2011

Informação

Encontra-se em fase de consulta pública, até ao dia 3 de Março de 2011, a Avaliação de Impacto Ambiental do projecto de requalificação da estância de esqui na Torre. Encontra toda a informação no site da CCDRC.

5 comentários:

Lobo da gardunha disse...

Vamos lá ver se é desta vez que arranca

ljma disse...

Lobo da gardunha, desculpe, mas vamos lá ver se é desta vez que arranca... O quê?

Na minha opinião, o esqui na serra da estrela só muito ocasionalmente se pode praticar com alguma qualidade, porque não neva o suficiente. Note-se que é muito raro a pequena estância que temos estar com mais de 50% das pistas abertas e não me lembro da última vez que esteve totalmente em funcionamento. Isto, apesar da presença dos canhões de neve.

Tem esperanças que com mais obras, mais área, mais pistas e mais tele-cadeiras se possa fazer mais ou melhor esqui na serra da Estela? Eu não.

Cumprimentos
José Amoreira

Anónimo disse...

Boa Noite,

Já passei os olhos pelo dito estudo e globalmente parecem-me boas notícias. Não existem mais ideias megalómanas de triplicar a estância. A área global até vai diminuir.
Basicamente desinstalam 3 teleskis e instalam 1 nova telecadeira e duas cinta transportadora. Com isso, mudam o desenho das pistas, que continuam a ser 9 e a ocupar o mesmo espaço. Instalam corta-ventos amovíveis para reter a neve por mais tempo e mantém as mesmas instalações (edifícios, canhões de água, restaurante, etc…)
O aspecto negativo é que querem aumentar fortemente o parque de estacionamento. Mas essa parte do projecto é facilmente chumbada, caso o PNSE e INCB estejam atentos.
De resto, é apenas um conjunto de promessas para não cumprir (a referência ao material de ski / snowboard que vão comprar é uma delas), bem como estudos de viabilidade económica que dão vontade de rir.

Saudações Serrana,

Júlio Calado

ljma disse...

Boa noite, Júlio
Eu ainda só dei uma vista de olhos apressada. Do que vi, partilho em parte da sua opinião. Fiquei aliviado quando notei que não constavam as anunciadas ampliações para o Covão do Ferro ou para a Garganta de Loriga.
Acerca das intenções da Turistrela, o que vi mais negativo (para mim, claro) foi a intenção de criar um parque de trenós com meios mecânicos de subida, no lado Sul da Torre. Mas não reparei (ainda) nisso do estacionamento.

Mas uma coisa são as intenções da Turistrela. Outra coisa são os aspectos factuais e técnicos do estudo de avaliação de impacto ambiental, que, suponho, é o que nesta fase de consulta pública está em causa. E, sobre isso, ainda não tenho uma opinião minimamente formada.

Saudações
José Amoreira

Anónimo disse...

Boa Noite José,

O que a turistrela quer é "sacar" mais uns "cobres" na actual zona dos trenós, colocando uma cinta transportadora, cinta essa que julgo ter pouco impacto visiual e pode ser retidada quando deixa de existir neve.

Faltou-me referir foi a troca de toda a vedação, mas não descobri no estudo informação sobre qual o modelo de vedação que pretendem instalar.

Saudações Serranas,

Júlio Calado

Algarvear a Serra da Estrela? Não, obrigado!