quarta-feira, outubro 27, 2010

Um milhão de carvalhos para a serra da Estrela

Durante o próximo fim de semana, ou seja, nos dias 30 e 31 de Outubro e no dia 1 de Novembro, a ASE vai realizar mais uma operação de plantação de carvalhos na serra da Estrela.

Esta acção foi concertada com os serviços do PNSE, da AFN, da DRF, dos Serviços Florestais de Manteigas e dos baldios da freguesia de S. Pedro, entidades a quem a ASE manifesta o seu reconhecimento pela colaboração prestada.

Todos os que quiserem participar serão bem-vindos. Se for o caso, por favor contacte a ASE pelo email asestrela@gmail.com ou pelo telemóvel 969 050 829.

Até Sábado!

5 comentários:

trepadeira disse...

Como declaração de princípio todas as acções que contribuam para reflorestar a serra serão benéficas.
Sempre defendi,como melhor método,a sementeira em detrimento da plantação,por muitas razões deixo,a título de exemplo,três:
A sementeira bem executada é muito menos agressiva.
Tem custos muitíssimo mais baixos.
A taxa de sobrevivência é muito maior,onde não se pode regar,e o crescimento equilibrado das raizes de profundidade torna a árvore mais resistente quer à seca,quer a venda vais.
A Fundação Trepadeira Azul oferece as bolotas,e a merenda,a quem quiser vir apanhá-las.
Temo-lo feito para várias entidades e todos os anos gratuitamente.
mário

TPais disse...

Olá Mário,
obrigado pela oferta das bolotas! Segundo sei, a fundação trepadeira já foi contactada exactamente no sentido de combinarmos uma apanha de bolotas.
Não percebo nada de arvores mas tenho uma duvida quando dizes que a taxa de sobrevivencia é maior na sementeira. Sempre tive a ideia que a utilização de plantas já germinadas teria uma taxa de sobrevivencia maior.
Um abraço
Tiago Pais

trepadeira disse...

Olá Tiago

De facto já fui contactado e está a ser combinada a apanha.É um prazer colaborar.

A taxa de sobrevivência,quando não há rega,é muito superior nas árvores que germinam no local.
Não estou a comparar o número de bolotas semeadas com o número de árvores plantadas.
Sim o número de árvores plantadas com o número de bolotas germinadas e nascidas.
A bolota só germina em locais com condições mínimas para a árvore sobreviver.
A quase totalidade das bolotas que,espontaneamente,nascem aqui na quinta dão árvores que sobrevivem.Se plantasse árvores,nesses locais,sem rega dificilmente sobreviveria alguma.
Um abraço,
mário

TPais disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
TPais disse...

Obrigado Mário!
Muito interessante saber isso porque de facto a ideia que tinha é que devido ao facto de nem todas as bolotas serem viaveis a taxa de sobrevivencia era menor. Mas compreendo que estás de facto a referir-te à sobrevivencia a mais longo prazo.

Voltando à questão da colaboração. Fico muito satisfeito que a colaboração se estabeleça não só pela utilidade neste caso em particular mas tambem porque acho que só com estas colaborações se consegue manter viva a motivação e alargar a dinamica de defesa da Serra a cada vez mais sectores da sociedade.
Um abraço e bom fim de semana!

Algarvear a Serra da Estrela? Não, obrigado!