domingo, junho 13, 2010

Manteigas me mata!

A frase que dá título a este post deve ser lida à espanhola: Manteigas é um espectáculo!

Participei ontem no Circuito dos Três Cântaros, uma corrida de montanha organizada em Manteigas pelo Clube de Montanhismo da Guarda e pela Federação Portuguesa de Montanhismo e Escalada. Vinte e um quilómetros (e pico), sempre a subir e a descer, num total de subida acumulada de 1300m. Foi mesmo muito duro, pelo menos para mim que sigo um programa de treino bastante errático (corro apenas quando me apetece e tenho tempo).

A corrida iniciou-se no parque da Relva da Reboleira, subimos a colina entre Sameiro e Verdelhos a pique, pela linha de máxima pendente, daí seguimos para o Souto do Concelho, passámos por cima do Poço do Inferno, demos a volta para o regresso pelo Vale da Adega. Por duas vezes parei para tirar fotografias, as que ilustram este post.

Eu não percebo como é possível que numa região que tem tesouros como estes se continue a pensar que "nós aqui vivemos da neve", e pior: "que nós aqui só podemos viver da neve". Porque é que assim estamos? E porque é que os jornais e revistas nacionais só se lembram da serra da Estrela como destino de férias no Inverno? Quando é que começaremos a mudar isto? Até quando continuaremos a destruir o melhor da serra, atrelados aos delírios novo-ricos da Turistrela e da Região de Turismo da Serra da Estrela (e, agora, do organismo similar criado pela Câmara Municipal da Covilhã)?

Encontra mais detalhes sobre o Circuito dos Três Cântaros (e mais fotografias) blogue Último quilómetro, neste e neste posts.

7 comentários:

Tiaguss disse...

É bem verdade!
Mas aqui as coisas funcionam ao contrário. Pode-se passar um Inverno a cometer atrocidades na serra, mudar a neve de sitio, espalhar sal em tudo quanto é canto, encher a serra de plásticos, organizar rampas, etc, etc mas não se pode por exemplo passar a pé na zona do terroeiro, escalar no cântaro, etc ....
Alguém entende isto afinal??
Também estive nos "3 Cantaros" (corrida que deixa de fazer sentido com este nome) mas mais uma vez estive do outro lado. Deixei as fotos que tirei aqui: http://picasaweb.google.pt/clubemg

Abraços
Tiago Lages

ljma disse...

Tiago, olá!
Sabes que a propósito do indeferimento dado ao trajecto tradicional da corrida quase acho que há bens que vêm por mal? Eu participei na primeira edição da corrida (na segunda estive [como elemento da ASE, que na altura colaborava com a organização] num dos postos de abastecimento e na terceira não estava por cá na região) e acho que gostei mais deste percurso. Pareceu-me bastante mais duro, mas mais bonito, em termos de paisagens e ambientes. Se calhar é só porque já não me lembro do que penei no outro percurso e porque estou mais habituado a ir para o lado dos cântaros... Seja como for, gostei muito desta edição da corrida.

Obrigado e parabéns ao CMG por esta "prenda"!

ljma disse...

PS: estive a ver as tuas fotos. Estão fixes. E apanhaste-me: eu sou o gajo com a camisola enrolada na cabeça (e com cara de quem está quase a morrer :)!
Abraço
José Amoreira

Jorge Branco disse...

Parabéns pela prova.
Eu estou desgraçado que um amigo meu (não será inimigo?!) afirma que já estou inscrito para a edição do ano que vem!
Felizmente conheço a outra Serra da Estrela sem neve graças a Transestrela das primeiras gloriosas edições feitas em duas etapas.
Hoje isso tudo seria impossível com as proibições e regras vigentes.
Lembro-me de uma prova feita no Geres (Portela do Homem) que face aos entraves das autoridades Portuguesas a prova foi realizada do lado Espanhol do Gerês com o apoio das autoridades do país vizinho!
Salvo o erro isso foi em 1996 e dai para cá nada mudou até piorou.
As proibições não têm a ver com razões de impacto ambiental mas sim com os lobbies que estão por detrás dos eventos e o dinheiro em jogo.
Posso estar errado neste meu juízo de valor mas alguém me explica porque se autoriza a realização de eventos com impacto ambiental altamente negativo e se proíbem outros com um grau de impacto ambiental diminuto ou mesmo inexistente?

Anónimo disse...

Acabadinho de vir de outras paragens bem mais altas e descubro que a escalada foi "supostamente" proibida na zona superior da Serra da Estrela.

Esta proibição calha mal... é que estava mesmo a precisar de visitar a "Serrinha" para reviver mais uma vez os bons momentos passados a escalar naquele granito perfeito, rodeado de uma natureza ainda magnifica. Então que fazer?

Mmmm... (um segundo de indecisão)...

Bem, parece-me que não existe alternativa possivel senão...

IR ESCALAR PARA O CÂNTARO MAGRO JÁ NOS PRÓXIMOS DIAS DISPONIVEIS!!!!!!!

MANDEM À FAVA A INCOMPETÊNCIA, A IGNORÂNCIA, AS LEIS PARA ATRASADOS MENTAIS!

MANDEM À FAVA AS OBTUSIDADES DE QUEM NADA ENTENDE DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL!

MANDEM À FAVA A MAFIA INSTALADA NA NOSSA SERRA!

FAÇAM UM FAVOR A VOCÊS PRÓPRIOS E EM NOME DOS VOSSOS FILHOS (se os tiverem)!

FAÇAM UM FAVOR Á MONTANHA E EM NOME DO FUTURO...

VÃO ESCALAR PARA O CÂNTARO MAGRO!!!!!

Paulo Roxo

Tiaguss disse...

Ola José Amoreira
Bem me parecia que aquela cara me era familiar. Na altura ias acompanhado com aquele senhor muito bem disposto que mandou o "palpite" aos meus companheiros das duas rodas que ali apareceram. :)
Voltando ao tema, também tenho uma opinião semelhante ao Jorge Branco. Bem sabemos que a nossa serra "vive" muito lobbies. Um dia não podemos sequer passar em determinado sitio, no dia a seguir pode ali aparecer uma estrada, uma loja de peluches ou ate uma antena da vodafone.
Tudo isto é ridículo! Ainda estou para entender tais proibições....sejam elas quais forem....

Francisco Fonseca disse...

Olá,
Conheci hoje este blog e, de certa forma, fico contente pois vejo pessoas que têm a mesma opinião que eu. Já vou para a Serra da Estrela passar férias DURANTE O VERÃO há mais de 10 anos e cada vez mais penso que: porque é que não se abre os olhos às gentes que têm o poder na Serra para que possam ver o que, na verdade, a Serra da Estrela é?

Por mais que já tenho visto em Portugal, para mim a Serra da Estrela é o sitio mais bonito que temos no país.

Porque é que só se fala da Serra no Inverno sendo que temos tanto para ver no Verão? Um grande exemplo da "grande aposta" na Serra da Estrela, são as Penhas da Saúde, cada vez mais abandonada. Será que a passagem da selecção veio promover esta aldeia de montanha? Vamos ver.

Concordo totalmente com o que foi escrito neste post.

Algarvear a Serra da Estrela? Não, obrigado!