segunda-feira, maio 03, 2010

Reflorestaçãozinha

Carvalho bébé, plantado no Outono de 2009.

Dos quase quarenta carvalhos que plantei a cerca de 1300m de altitude no Outono passado com os meus dois filhos (depois de os ter feito germinar a partir de bolotas em casa), contei no 25 de Abril nove ainda vivos, como o que mostro na figura. Muito possivelmente serão mais mas, como ainda não tinham aberto os botões com as novas folhas, foi difícil encontrá-los.

Aguentaram o Inverno, mas o pior (calor e seca) está para vir nos próximos meses. Vamos lá ver...

2 comentários:

Rui Peixeiro disse...

Mesmo "só" restando 9, já é muito bom. Se todas as famílias dessem por ano 9 carvalhos à serra, ficaria reflorestada num instante!

Os meus carvalhinhos, que tenho em vasos em casa, já começaram a rebentar. Alguns já começam a deitar para fora as primeiras folhinhas.

Agora com este tempo quente que aí vem o que aconselha? Rega uma vez por semana? Ou mais? Devido às chuvas do inverno, fiz um pequeno "toldo" em plástico. Agora será melhor retirar aquilo para apanharem mais sol directo?

Um abraço.

ljma disse...

Rui, olá
As vantagens destas pequenas acções são mais para nós do que para o ambiente da serra... São umas tardes bem passadas (mesmo que à chuva, como a que caiu durante a plantação). Que efeito é que isto terá, não sei. Já ficava satisfeito com um micro-bosque...

Eu rego os meus carvalhos quando noto a terra nas cuvetes seca. E deixo-os apanhar sol. Mas não sei se é o melhor ou não...

Cumprimentos
José Amoreira

Algarvear a Serra da Estrela? Não, obrigado!