segunda-feira, fevereiro 15, 2010

Seminário - A Neve

No próximo fim de semana, dias 20 e 21 de Fevereiro, o CISE e a Associação Aldeia organizam em Seia o seminário “A Neve – importância natural, cultural e económica”.

Este evento tem como "objectivo principal abordar aspectos ambientais, científicos e económicos dos ecossistemas de montanha e, em particular, do recurso neve" e pretende que se analisem e debatam temas como "a Geomorfologia, a Climatologia, a Botânica, a Zoologia, a Antropologia, o Desporto e o Turismo".

O programa (de onde retirei os excertos em itálico) e informações para a inscrição estão disponíveis aqui.

Ao Cântaro Zangado agradam iniciativas como esta, em que se pretende analisar publicamente — Ou seja: de forma aberta à participação (logo ao contraditório) e ao escrutínio de todos — as realidades, os problemas e as oportunidades da serra. Por isso dizemos: obrigado, CISE e Aldeia! (E, já agora, acrescentamos: obrigado pelo CISE, Câmara Municipal de Seia).

Com especial interesse aqui para o Cântaro Zangado é a palestra "A serra da Estrela e as actividades desportivas de Inverno" do compadre TPais, convidado enquanto membro da Desnível, uma associação de desportos de montanha com intensa actividade na serra da Estrela. Força, Tiago!

(Nota: A imagem que ilustra este post foi colhida no site do evento. Aliás, aparece aqui por link directo para esse site.)

8 comentários:

TPais disse...

Bons tempos da decada de 90 onde o PNSE promovia este tipo de discussões com gente de fora da instituição!
Já agora parece-me que essa imagem é do Covão do Forno, lindissimo covão que nem toda a gente conhece.
Abraço
TP

Anónimo disse...

Parece-me um tema muito actual, numa altura em que as alterações climáticas serão mais favoráveis à existência de maiores períodos de neve. Além disso, foge-se ao estigma de que neve é apenas Turistrela e carros a subir a Serra.

Como não vou puder ir, seria útil que disponibilizassem na net as apresentações.

Boa sorte para os participantes.


PS: No site confirmam que é o Covão do Forno.

ljma disse...

Anónimo, não pretendo discutir assuntos sobre os quais não me sinto com conhecimentos especiais. Ou seja, não pretendo discutir se as alterações climáticas se estão a dar ou não, ou, em caso afirmativo, se se devem à acção do homem, especialmente ao aumento da concentração de CO2 na atmosfera resultante dos nossos processos agrícolas e industriais e dos sistemas de transportes que usamos.

Agora, tenho a nítida impressão de que há um consenso generalizado, na comunidade científica e na dos decisores políticos de topo (governos, Nações Unidas, etc) de que as alterações climáticas que correntemente estão na ordem do dia, a que se costuma também dar o nome de aquecimento global, vão no sentido oposto ao que afirma.

Talvez essas alterações climáticas até tenham manifestações localizadas (espacial e temporalmente) de sentido oposto ao da tendência global. Mas na Península Ibérica (e em especial em Portugal), não parece que seja esse o caso, a acreditar no estudo SIAM, o estudo mais completo e ambicioso até hoje feito em Portugal sobre o problema das alterações climáticas.

Ou seja, não sei se o aquecimento global é verdade nem se somos nós que o causamos, nem quero discutir isso aqui. Apenas afirmo que não me parece que haja uma tendência de opinião importante, entre políticos ou cientistas, segundo a qual o futuro nos reserva, fruto de alterações climáticas que estão agora a ocorrer, maiores períodos de neve. Parece-me antes exactamente o contrário.

Saudações
José Amoreira

ljma disse...

Desculpe, anónimo, esqueci-me do pedido que formulou implicitamente. Nós não temos nenhuma relação institucional com os organizadores do seminário. Se eles estiverem dispostos a disponibilizar na net as apresentações, óptimo. Mas, se não estiverem (por pretenderem disponibilizá-las noutros suportes, por exemplo), não há nada que nós possamos fazer quanto a isso.

Cumprimentos
José Amoreira

Anónimo disse...

O tema do post não seria para alertar para um seminário que irá "...abordar aspectos ambientais, científicos e económicos dos ecossistemas de montanha e, em particular, do recurso neve", ou seria antes para analisar se a neve é coisa do passado face ao vulgo aquecimento global?

ljma disse...

O objectivo do post é o primeiro dos que refere, anónimo. Se a "neve é coisa do passado face ao vulgo aquecimento global" é coisa que não me apetece discutir aqui, porque as alterações climáticas não me parecem essenciais para a discussão dos problemas e das oportunidades da serra. Do modo como vejo a coisa, a serra não é nem nunca foi grande coisa para o turismo de neve massificado, com ou sem alterações climáticas.

Mas a conversa é assim mesmo, principalmente quando é boa: começa-se num assunto e sabe-se lá onde se vai parar!...

Cumprimentos
José Amoreira

Anónimo disse...

É como a neve este Ano. Nunca se sabe quando vai parar!... Por isso é que refiro que a realização do Seminário é muito oportuna.

TPais disse...

Caro Anónimo,
apenas para dizer que, apesar dos fenómenos de neve a cotas pouco comuns que se tem verificado este inverno, a verdade é que não tem sido uma época particularmente boa para os desportos de inverno. Ou seja, o que se tem passado é que estes fenomenos são como que "compensados" pouco tempo depois por periodos muito amenos (que obviamente não são reportados nas noticias) com chuva a todas as cotas resultando numa época de inverno em que a neve só se tem mantido acima dos 1800metros e em particular nas zonas de acumulação (=depressões). Na minha opinião resultante de uma análise empirica por visitas frequentes à Serra, as 2 ultimas épocas de inverno foram as melhores dos ultimos 6-7 anos, embora a actual esteja bastante a baixo da anterior. É preciso notar que antes destas duas ultimas épocas ocorreram anos em que a acumulação de neve no solo, mesmo na torre, não terá passado de 3 ou 4 dias consecutivos.
Resumindo, a década de 2000 foi bastante fraca em termos de neve, os ultimos dois anos estarão acima da média da década mas bastante abaixo das condições que aqui encontrei durante por exemplo a década de 1990.
Quanto ao seminário, concordo consigo e transmitirei essa ideia aos organisadores. Da minha parte, tentarei divulgar o que me couber.
Abraço
TP

Algarvear a Serra da Estrela? Não, obrigado!